O governo japonês está a planear estender o estado de emergência devido à nova pandemia de coronavírus em cerca de um mês para todo o país, informou esta quarta-feira o jornal Nikkei.
O atual estado de emergência foi decretado pelo governo liderado por Shinzo Abe a 6 de maio, mas poderá ser prolongado por mais um mês, depois de o governo ouvir os especialistas de saúde numa reunião que acontece na sexta-feira.
Esta quarta-feira, em declarações no parlamento japonês, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse que "ainda é muito incerto dizer que vamos dizer 'acabou' no dia 6 de maio".
A reunião de sexta-feira analisará como o vírus se está a espalhar pelo território japonês, se a população reduziu o contacto e mudou o seu comportamento e o estado do sistema de saúde.
Fonte governamental disse ao jornal financeiro Nikkei Asian Review que o país, especialmente em Tóquio, está a ter dificuldades em retardar o crescimento da pandemia. "Teremos dificuldade em levantar o estado de emergência, a menos que possamos reduzir as novas infcções para 20 ou 30 pessoas", confessou.
Os dados mais recentes dão conta de que 394 pessoas já morreram no Japão vítimas da Covid-19. 13.736 pessoas já testaram positivas a este vírus.