O número de pessoas a morrer no México vítimas da pandemia de Covid-19 é cinco vezes superior aos números oficialmente reportados, avança a Sky News, que cita fontes do departamento de saúde do país.
A mesma publicação avança que uma das suas equipas documentou a cremação de corpos e funerais, tendo acesso a morgues e a salas repletas de corpos, que contrariam os números reportados oficialmente.
Em grande parte da cidade do México, não existe distanciamento social e alguns mercados e pequenos comércios encontram-se a funcionar normalmente, apesar da pandemia de Covid-19.
O governo do país afirma ter conseguido achatar a curva do vírus e que, nos próximos dias, haverá uma queda abrupta no número de mortes.
Dados oficiais do governo mostram que a Covid-19 fez um total de 1.326 mortes na Cidade do México e estado do México.
No entanto, essa não é a crença dos que lidam diretamente com a crise de saúde, refere a Sky News, que cita uma fonte anónima do governo.
Médicos especialistas disseram à publicação que alertaram o governo sobre a pandemia em janeiro, mas a resposta que receberam foi que "não havia nada que o governo pudesse fazer".
Deixar de partilhar números corretos sobre a taxa de mortalidade no país parece ser a estratégia do governo para conter o pânico entre as zonas mais pobres da Cidade do México. A publicação britânica indica que existe fumo negro sobre os cemitérios, devido aos corpos que não param de chegar aos crematórios, obrigando os funcionários a trabalhar 24 horas por dia.
Os caixões de vítimas mortais pela Covid-19 continuam a amontoar-se e num hospital, o laboratório de autópsia é utilizado para armazenamento de corpos.
Durante a investigação, a Sky News presenciou uma carrinha funerária a parar o veículo para que um membro da família da vítima pudesse confirmar que o corpo era de facto do familiar, tal é a desconfiança na instituição governamental.
De acordo com o governo, o número médio de mortes diárias relacionadas com a Covid-19 na Cidade do México e no estado do México, é de 34. No entanto, a investigação da Sky News sugere que este número representa apenas 19% do número real de mortes pelo novo coronavírus na capital mexicana, sendo o número real cinco vezes maior do que o reportado.
Questionado pela publicação sobre a disparidade de dados, o governo mexicano não quis comentar.