França quer colocar em quarentena (durante 14 dias) os viajantes provenientes de Espanha, avança o Le Parisien, referindo que a informação foi dada, esta quinta-feira, por fontes do Palácio do Eliseu. Esta medida é uma resposta à decisão do governo espanhol, que decretou que todas as pessoas que entrem no país, a partir de amanhã (dia 15), têm de cumprir uma quarentena de 14 dias.
De acordo com as mesmas fontes, esta medida de quarentena será aplicada em França durante o mesmo período de tempo que vigorar em Espanha.
A decisão foi tomada, de acordo com os meios de comunicação, por "razões políticas e também de eficiência".
"Nós não sabíamos dessa medida de Espanha. Soubemos agora dela. Não tínhamos adotado medidas de quarentena em relação a Espanha, nem aos nossos parceiros europeus. Faremos isso apenas como medida de reciprocidade", explicou o gabinete da Presidência.
O palácio do Eliseu recorda que, com as restrições em vigor em toda a União Europeia, "há muito pouco tráfego aéreo, poucos comboios e pouco movimento nas estradas", entre Espanha e França, sendo a maioria trabalhadores transfronteiriços, que não serão abrangidos por esta quarentena.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 297 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.