Numa noite não muito longe no futuro, mas ainda em segredo, os céus do Japão vão ser iluminados por um espetáculo de fogo de artifício em simultâneo por todo o país. Mais de 130 empresas de norte a sul vão participar na iniciativa para animar a população.
O projeto 'Cheer Up! Fireworks Project' foi criado depois de várias empresas de pirotecnia estarem a passar um mau momento por falta de trabalho devido à pandemia de Covid-19.
A ideia é os foguetes serem lançados em toda a parte exatamente ao mesmo tempo, mas o dia e os locais exatos vão ser mantidos em segredo para já. O fogo de artifício é uma tradição secular no Japão, onde simbolizam o início do verão e atraem milhares de pessoas.
"Toda a gente perdeu a energia devido ao novo coronavírus e a estes tempos negros, por isso quisemos animá-los", explicou Hiroshi Oguchi, um trabalhador de terceira geração da San-en Fireworks Co, em Shizuoka, citado pelo New York Post. "Além disso, os fogos de artifício japoneses começaram principalmente como uma forma de afastar a má sorte, e é esse o nosso objetivo", acrescentou.
A semana passada, o Japão levantou o estado de emergência, que durava desde abril, em grande parte da nação. Mais de 770 pessoas morreram de Covid-19 no país.