O Governo dos Países Baixos informou, esta segunda-feira, sobre a possibilidade de se ter registado um segundo caso de contágio de Covid-19 entre uma marta e um humano, na quinta onde na semana passada havia sido registado o primeiro caso do género.
Os peritos, e mesmo alguns criadores destes mamíferos, consideram agora que, em algumas explorações agrícolas, podem ser necessárias medidas drásticas, como o abate dos animais, para combater a propagação do vírus, uma opção que a ministra da agricultura tinha inicialmente excluído quando se confirmou que o vírus não estava a circular no ar.
Numa carta enviada ao Parlamento, Carola Schouten, afirmou que depois das críticas de que tinha sido alvo por ter dito, com demasiada certeza, que os animais representavam um risco insignificante, está agora a "considerar todas as medidas necessárias" para evitar a ocorrência de mais casos.
Agora, as principais questões que se levantam prendem-se com saber como é que o vírus irá desaparecer e quais os riscos destas explorações para a saúde pública.