George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu na noite de segunda-feira passada em Minneapolis, após uma intervenção policial violenta. Seguem-se já cinco dias de manifestações e protestos violentos, envolvendo conflitos entre as autoridades e os manifestantes, que espoletaram até recolher obrigatório em dezenas de cidades.
Floyd, recorde-se, foi detido por suspeita de ter tentado pagar com uma nota falsa de 20 dólares num supermercado, em Minneapolis, no estado do Minnesota. Num vídeo filmado por transeuntes e divulgado nas redes sociais, é possível ver um dos agentes pressionar o pescoço da Floyd com o joelho durante vários minutos.
A rua onde se deu o incidente, cujas imagens foram amplamente divulgadas pela internet, foi no mesmo dia palco de uma manifestação contra a violência policial. Essa manifestação acabou por se espalhar por várias cidades norte-americanas, incluindo Washington e Nova Iorque.
Esta madrugada, esse mesmo local foi filmado por um residente, conforme pode ver no vídeo acima, mostrando um local irreconhecível, com inúmeros ramos de flores, cartazes e algumas dezenas de pessoas sentadas em vigília, num protesto pacífico.