O Ministério da Saúde espanhol volta a não ter registo, esta terça-feira, de mortes associada à Covid-19, mantendo-se o número total nos 27.127 desde domingo. A tutela indica, ainda assim, que o número de óbitos acumulado nos últimos sete dias é de 34.
Regista-se, porém, uma subida em relação aos casos de infeção, com mais 137 novos contágios nas últimas 24 horas, um número superior ao de segunda-feira (71), que foi o mais baixo desde o início de março.
A região mais afetada continua a ser Madrid, com 73 dos 137 novos diagnósticos positivos de infeção.
Contabilizam-se agora 239.932 casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do novo coronavírus.
Os dados diários indicam ainda que já passaram pelos hospitais 123.974 pessoas com Covid-19, tendo dado entrada na última semana 243.
Datos actualizados de #COVID19 en Españahttps://t.co/ho4Bzc8vBy Materiales de información para la ciudadanía: https://t.co/d2w8uPpRmw#NoLoTiresPorLaBorda pic.twitter.com/EfmWceOz55
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) June 2, 2020
Recorde-se que o número total de mortes e de casos de infeção devido ao novo coronavírus tem sofrido ajustes diários, fazendo com que os registos das últimas 24 horas nem sempre batam certo com os números totais. Segundo o Ministério da Saúde, a correção tem a ver com uma alteração da validação feita pelas comunidades autónomas espanholas (para corrigir séries e eliminar duplicações). A maior revisão aconteceu a 25 de maio, quando foram retiradas quase 2 mil mortes ao valor acumulado.
"A validação individual dos casos está em curso, pelo que pode haver discrepâncias em relação à notificação agregada dos dias anteriores", avisam os serviços sanitários espanhóis.
Espanha vai prolongar por mais duas semanas, de 7 até 20 de junho, o estado de emergência em vigor desde 15 de março último.