O Reino Unido registou 186 óbitos e 1.006 novos casos nas últimas 24 horas, divulgaram esta sexta-feira as autoridades de saúde britânicas.
O número diário de mortes sofreu um ligeiro aumento face ao dia de ontem (em que foram registadas 149), enquanto o número de novos casos diminuiu (sendo que ontem foram reportados 1.118).
No total, o país contabiliza um total de 309.360 infetados e 43.414 vítimas mortais.
Desde o início da pandemia, o país já realizou mais de 8,9 milhões de testes, sendo que 165.665 ocorreram no último dia.
As of 9am 26 June, there have been 8,911,226 tests, with 165,665 tests on 25 June. 309,360 people have tested positive. As of 5pm on 25 June, of those tested positive for coronavirus, across all settings, 43,414 have sadly died.More info:https://t.co/xXnL3FU15k pic.twitter.com/xTldnospgn
— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) June 26, 2020
Um estudo da universidade de Oxford citado hoje pelo jornal The Times refere que a taxa de mortalidade de pacientes do Covid-19 em hospitais ingleses caiu para um quarto do nível registado no pico da pandemia, o que os cientistas atribuem a melhores técnicas no tratamento do vírus.
Entretanto, dados publicados pelo instituto de estatísticas ONS confirmam que a maior parte das vítimas eram profissionais de serviços considerados críticos, como lares de idosos, motoristas de autocarro e empregados de atendimento ao público, com destaque para os homens.
Governo avalia criação de "corredores de viagem"
Em processo de desconfinamento, o Governo britânico está a avaliar a criação de "corredores de viagem" com uma série de destinos para que os britânicos possam ir de férias sem precisar de cumprir a quarentena de 14 dias no seu regresso ao Reino Unido atualmente em vigor.
De acordo com a edição de hoje do Daily Telegraph, o Governo britânico está a delinear um plano com três etapas, a primeira das quais prevê acordos com destinos de férias populares na Europa, incluindo França, Itália, Espanha, Grécia e Alemanha.
Porém, adianta o jornal, estes países de "baixo risco" não deverão incluir Portugal devido ao aumento de casos de coronavírus nos últimos dias na região de Lisboa e sul do país.
O jornal The Sun coloca Portugal em dúvida, mas o Daily Mail refere que "é provável que seja incluído na lista de destinos, apesar de preocupações com surtos" no país.