Pandemia ressuscita comboio de 15 horas entre República Checa e Croácia
O fecho de fronteiras e a suspensão de voos impostos pela covid-19 ressuscitaram uma ligação ferroviária entre a República Checa e a Croácia, desativada por ser longa e cara, mas que voltou hoje a funcionar.
© Twitter/ Bill Cassidy
Mundo Covid-19
Milhares de checos já reservaram bilhete para fazer a viagem direta de comboio entre Praga e a costa croata em 15 horas.
Os primeiros 500 passageiros chegaram hoje à cidade adriática de Rijeka, Capital Europeia da Cultura 2020, de onde partirão de autocarro para outros destinos na costa croata do mar Adriático.
Este foi o primeiro de muitos comboios planeados para este verão pela empresa ferroviária checa RegioJet.
A pandemia de covid-19 reativou a ligação, que tinha sido fechada há dois anos por não ser lucrativa, devido às longas horas de viagem e aos preços das companhias aéreas de baixo custo.
No entanto, o encerramento de fronteiras e o cancelamento de voos voltaram a fazer esta ligação dar lucro e, depois de a RegioJet ter vendido mais de 5.000 bilhetes numa tarde, decidiu expandir a oferta, para que, a partir de 11 de julho, o comboio circule diariamente entre as duas capitais até ao final de agosto.
Até dia 11, o comboio, com capacidade total de 560 passageiros, funcionará entre as duas capitais - a cerca de 800 quilómetros de distância - três vezes por semana.
A viagem de Praga à costa croata demora 15 horas, passando por Bratislava, Budapeste e Liubliana.
Os bilhetes custam entre 22 e 30 euros, com café, pequeno almoço e Internet incluídos.
Na primeira metade do ano, chegaram à Croácia cerca de 1,6 milhões de turistas, que somaram 7,6 milhões dormidas, menos 30% do que em 2020, segundo dados oficiais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com