Governador do Texas ordena uso obrigatório de máscara

O governador do Texas, Greg Abbott, ordenou hoje o uso de máscara de proteção em espaços públicos na maioria do estado norte-americano, uma medida para controlar a escalada de casos e hospitalizações devido à pandemia de covid-19.

Notícia

© Getty Images

Lusa
02/07/2020 23:13 ‧ 02/07/2020 por Lusa

Mundo

Coronavírus

Greg Abbott, que em maio promoveu uma reabertura agressiva da economia do Texas, tinha dito anteriormente que o estado não poderia obrigar os cidadãos a usar as máscaras.

Segundo noticia a agência AP, as suas medidas anteriores relativas à pandemia de covid-19 travaram os esforços das autoridades locais nos pedidos para a utilização de máscara.

Perante o número de casos confirmados do novo coronavírus e do número de infetados hospitalizados, o governante republicano mudou de opinião e decidiu ordenar a utilização de máscara em praticamente todo o estado.

A medida divulgada hoje exige que "todos os texanos usem máscara tapando a boca e o nariz em espaços públicos em municípios com 20 ou mais casos positivos de covid-19". 

"Podemos manter as empresas abertas e desenvolver a nossa economia para que os texanos possam continuar a ganhar a vida, mas isso exige que cada um de nós participe na proteção dos outros, o que envolve cobrir os nossos rostos em espaços públicos", explicou Greg Abbott, aliado do Presidente norte-americano Donald Trump, num comunicado, citado pela agência AFP.

A norma, que é publicada na véspera do fim de semana em que se celebra o 04 de Julho, feriado nacional nos Estados Unidos, dá também às autoridades locais o poder de proibir ajuntamentos com mais de 10 pessoas em alguns espaços públicos ao ar livre.

O Texas regista pelo menos 168.062 casos de covid-19 desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 516 mil mortos e infetou mais de 10,71 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (128.062) e mais casos de infeção confirmados (mais de 2,68 milhões).

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas