Andorra decide impor máscara obrigatória após aumento de casos
O aumento de novos casos de covid-19 levou hoje Andorra, sem registo de infetados desde junho, a impor a obrigatoriedade do uso de máscara nos locais públicos para todas as pessoas com idade superior a dez anos.
© Shutterstock
Mundo Covid-19
A decisão foi tornada pública de manhã através de um decreto do Governo andorrenho, que determina uma multa de 100 euros a quem não cumprir a regra, valor que pode decuplicar e atingir os 1.000 euros em caso de reincidência.
A medida foi imposta após terem sido sinalizados seis novos casos desde o início da semana, depois de o microEstado situado nos Pirenéus, entre a França e Espanha, não ter registado qualquer caso desde junho.
O ressurgimento de novos casos do novo coronavírus está a suscitar preocupação sobretudo no setor hoteleiro no setor, onde o sinal 'covid free' está a ser utilizado para atrair turistas e visitantes transfronteiriços.
A obrigatoriedade do uso de máscara na via pública e em locais abertos e fechados é acompanhada por uma limitação a 50% da capacidade nos transportes públicos.
A oferta de testes de diagnóstico, acrescentou o Governo de Andorra, vai ser intensificada nos centros de saúde locais.
Andorra, que reabriu as fronteiras a 01 de junho com a França e 20 dias depois com a Espanha, recenseou até hoje 52 mortes associadas ao novo coronavírus entre os 838 casos oficialmente confirmados.
Entre março e junho, o microEstado tem sido apoiado por uma missão de 39 médicos e enfermeiros cubanos, dois dos quais desertaram da delegação e pediram asilo político na Europa.
A epidemia asfixiou a economia andorrenha, que depende essencialmente do comércio transfronteiriço e do turismo, provocando uma subida significativa do desemprego, o que pode ameaçar com uma forte recessão os cerca de 78.000 habitantes.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 578 mil mortos e infetou mais de 13,34 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com