O incidente ocorreu na madrugada de hoje na Praça da Ópera, um espaço no centro de Frankfurt que é um ponto de encontro de milhares de jovens desde que os bares e discotecas foram encerrados como forma de conter a disseminação de Covid-19.
Por volta das três da manhã locais (02:00 em Lisboa), cinco polícias ficaram feridos ao tentar controlar uma rixa quando uma "chuva de garrafas" caiu sobre os agentes.
A rixa envolvia cerca de 30 pessoas que estavam na praça que já é conhecida por ser um local de encontro para as chamadas "festas corona".
No sábado, a praça recebeu cerca de três mil pessoas, mas quando os desacatos começaram já só estariam entre 500 e 800, segundo informações do chefe da polícia de Frankfurt, Gerhard Bereswill.
Quando os polícias se aproximaram para tentar ajudar um homem que estava a sagrar acabaram por ser atacados, relatou.
"O que acho particularmente abominável é que os espetadores aplaudiram quando os meus colegas foram atingidos por garrafas", lamentou Gerhard Bereswill, citado pela agência de notícias AFP.
Police Under Attack in Merkel's Germany:Police tried to help a man who was beaten by outside the #Opernplatz (Opera House) during a massive riot. Officers and emergency service workers were attacked by left-wing rioters and pelted with glass bottles while radicals applauded pic.twitter.com/FG28ARN1bb
— Amy Mek (@AmyMek) July 19, 2020
Duas mulheres e 38 homens foram presos, a maioria com idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos, sendo que oito pessoas permaneciam presas no dia de hoje por terem sido acusadas de desordem pública.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 601 mil mortos e infetou mais de 14,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Portugal regista hoje mais cinco mortes e 246 novos casos de infeção por covid-19, em relação a sábado, 214 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 48.636 casos de infeção confirmados e 1.689 mortes.