A Austrália fechou hoje um acordo para produzir a vacina pioneira, casos os testes clínicos sucedam. O governo australiano assinou um acordo com a farmacêutica AstraZeneca para assegurar a produção da potencial vacina, desenvolvida pela Universidade Oxford, reporta a ABC News.
O primeiro-ministro Scott Morrison disse ainda que, se a vacina se provar eficaz, o Governo irá produzi-la de imediato e disponibilizá-la de forma gratuita a todos os australianos.
"A vacina de Oxford é uma das mais avançadas e promissoras no mundo, e, sob este acordo, asseguramos o acesso a cada australiano", referiu, citado pelo meio de comunicação norte-americano.
A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford entrou na terceira e última fase de testes, em que é testada em milhares de voluntários para confirmar a sua eficácia.
O Reino Unido já reservou 100 milhões de doses desta vacina, no entanto, o acordo do governo australiano é diferente, uma vez que assegura o desenvolvimento, produção e distribuição da vacina.
Este acordo significa que se este fármaco passar nos testes, a Austrália vai receber de imediato a fórmula e terá permissão para fabricá-la.