Juiz de Madrid anula despacho que proíbe fumar sem distância de segurança

A medida, entende o juiz, não pode ser aplicada sem uma prévia declaração de estado de emergência.

Notícia

© Getty Images 

Filipa Matias Pereira
21/08/2020 10:48 ‧ 21/08/2020 por Filipa Matias Pereira

Mundo

Covid-19

O magistrado do Tribunal Contencioso-Administrativo nº 2 de Madrid, Alfonso Villagómez Cebriánanulou o despacho do governo regional de Madrid que proíbe fumar em espaços públicos sem distância de segurança ou comer em transportes públicos, entre muitas outras medidas. 

Como revela o El País, o magistrado entende que a regulamentação regional não pode ser aplicada quando se trata de um despacho do Ministério da Saúde que não tenha sido publicado anteriormente no Diário Oficial do Estado. A não publicação deste despacho torna a medida "nula e sem efeito". 

Para além disso, alega o juiz que o governo regional não pode limitar os direitos fundamentais sem prévia declaração de estado de emergência. 

Esta resolução judicial, da qual cabe recurso, revela ainda a imprensa espanhola, "suspende a aplicação" da medida "por não ter sido homologada". 

A decisão do juiz surge na sequência de uma carta apresentada pela Comunidade de Madrid, que solicitou a ratificação da medida. Isto porque a regulamentação em vigor em Espanha determina que os juízes autorizem as medidas aprovadas pelas autoridades sanitárias quando são "urgentes e necessárias à saúde pública e implicam privação ou restrição" de um direito fundamental.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas