Portugal contabiliza, à data, um total de 1.796 óbitos e 55.597 casos confirmados. Desse total acumulado, dois óbitos e 241 infetados foram reportados nas últimas 24 horas, como revelou a Direção-Geral da Saúde no mais recente boletim epidemiológico.
Bayern de Munique e Paris Saint-Germain defrontaram-se hoje, no estádio da Luz, em Lisboa, a final da edição 2019/2020 da Liga dos Campeões de futebol, em moldes inéditos devido à pandemia de Covid-19.
A vitória foi para a equipa alemã. O Bayern de Munique é o mais recente campeão europeu e este é o seu sexto ceptro europeu.
Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:
00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de segunda-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt
23h45 - Um estudante norte-americano trabalhou como segurança num hospital do estado de Louisiana para ajudar a pagar os estudos. Agora voltou ao mesmo hospital, mas como estudante de medicina, para ajudar a combater a pandemia de Covid-19 na linha da frente. Conheça a história de Russell Ledet aqui
23h31 - Boris Johnson pediu, este domingo, aos britânicos para não terem medo do regresso dos filhos à escola, quando estas reabrirem. O primeiro-ministro do Reino Unido sublinhou que é "de vital importância" que as crianças regressem às salas de aula "para aprenderem e estarem com os amigos" e avisou que os alunos que não voltarem podem sofrer atrasos e perder "oportunidades" no futuro.
22h12 - O Brasil registou, nas últimas 24 horas, 494 mortes e mais de 23 mil casos de infeção por Covid-19, informaram este sábado as autoridades de saúde do país.
22h00 - A GNR apelou mais uma vez, este domingo, aos cidadãos que não atirem as máscaras e as luvas para o chão, após a sua utilização. Além de ser uma falta de educação, pode ser também uma fonte de contágio para a restante população.
21h53 - O Bayern de Munique venceu (1-0) o PSG no estádio da Luz e conquistou com um golo de Coman o sexto ceptro da Champions. Franceses, que se estrearam em finais da competição, estiveram sempre algo na expetativa e regressam à final francesa sem o tão desejado título. Reveja o relato do jogo, ao minuto, aqui
21h45 - O Barcelona informou, neste domingo, que Miralem Pjanic testou positivo ao novo coranvírus, após sentir-se mal no dia de ontem. Entretanto o jogador já reagiu à notícia nas redes sociais. Veja o que escreveu aqui
21h30 - Madeira sem novos casos positivos, mantem 34 casos ativos. A Madeira mantém hoje os mesmos 34 casos de covid-19 reportados no sábado, registando um cumulativo de 141 doentes confirmados, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASaude).
20h04 - Angola. As autoridades sanitárias angolanas registaram hoje 37 novos casos de Covid-19 e dois óbitos, totalizando 2.171 infeções e 96 mortes. Saiba mais aqui
19h32 - O PS considerou hoje "falsas" e "indecorosas" as afirmações do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), lembrando que foi emitido um despacho a determinar o seguimento clínico do doente com Covid-19 que habite em lares. Fique a par das declarações da deputada socialista Hortense Martins aqui
19h24 - Cabo Verde registou mais 54 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a 3.509 casos da doença, revelou hoje o Ministério da Saúde.
19h01 - O número de novos casos em França nas últimas 24 horas foi de 4.897, voltando assim a registar-se acima dos 4.500, algo que acontece consecutivamente desde dia 20 de agosto, com exceção de ontem, dia 22 (3.602 casos). O número de novos casos no país tem aumentado na última semana.
18h55 - O pivô da CNN Anderson Cooper ficou emocionado com o carinho de uma mulher que está em risco de sofrer amputação das duas mãos, em consequência da infeção do vírus SARS-CoV-2. A história que é, ao mesmo tempo, encantadora e triste, está a emocionar o mundo. Fique a par clicando aqui
18h42 - Conselho DGS. "A partilha de objetos, como telemóveis, máquinas fotográficas e copos, aumenta o risco de transmissão do vírus. Não facilite", relembram as autoridades de saúde.
17h45 - O partido Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje inaceitável que o primeiro-ministro "afirme que as ordens profissionais não existem para fiscalizar o Estado" e pediu que assuma responsabilidades no caso de mortes por covid-19 num lar de Reguengos de Monsaraz.
17h18 - Moçambique registou mais 91 casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 3.395 e mantendo-se com 20 óbitos, indica o Ministério da Saúde.
17h15 - O Reino Unido registou mais 1.041 novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, sendo o quarto dia consecutivo que notifica mais de mil infeções diárias, e mais seis mortes.
17h00 - As Nações Unidas defenderam a necessidade de garantir um financiamento de mais de 100 milhões de dólares para ajudar os moçambicanos a lidarem com o impacto da pandemia da covid-19 e a insegurança no norte do país.
16h55 - Mora. Duas das quatro pessoas contagiadas no surto de Covid-19 que se encontravam internadas nos cuidados intensivos (UCI) passaram para a enfermaria, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Simão.
16h35 - Itália volta a registar um aumento diário de mais de mil casos, algo que não acontecia desde maio. São hoje reportadas mais 1.210 novas infeções e sete mortes.
16h17 - Centenas de pessoas juntaram-se, na noite de sábado, para assistir a um concerto em Fafe. As imagens do momento foram partilhadas nas redes sociais e estão a gerar polémica, devido ao facto de estarmos a viver uma pandemia.
16h10 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas três novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, tendo a região atualmente 27 pessoas infetadas, indicou hoje a autoridade de saúde do arquipélago.
15h53 - O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) disse hoje que os países africanos vão precisar de um "esforço massivo" para recuperar dos efeitos da pandemia da covid-19, que anulou décadas de desenvolvimento económico.
15h50 - O apertado controlo na fronteira com a Eslovénia decretado pela Áustria devido à pandemia de covid-19 está a provocar grandes engarrafamentos, com alguns turistas a enfrentarem uma espera de 10 horas, segundo a polícia.
15h45 - Rui Rio voltou a criticar, este domingo, a realização do Avante!. O líder do PSD aproveitou para lançar farpas ao PCP, assim como ao Governo e às autoridades de Saúde, depois de ler uma notícia sobre a Alemanha, que dá conta que estão a ser testados concertos simulados, com 2 mil pessoas, para encontrar o melhor modelo que permita organizar este tipo de espetáculos.
Nós cá em Portugal estamos muito à frente. Vamos testar com 33.000 na Quinta da Atalaia.O PIB deles é 16 vezes maior do que o nosso e nós testamos com 16 vezes mais público. Nalguma coisa temos de ser maiores. https://t.co/dQcjdtnA0e
— Rui Rio (@RuiRioPSD) August 22, 2020
15h22 - Conselho DGS. Em domingo de calor e com milhares de portugueses a correrem para a praia é bom recordar que a pandemia e o vírus não desapareceram, que a Covid-19 continua a circular e que a prevenção continua a ser o nosso melhor aliado. Por isso, tal como relembra a DGS, para sua segurança e da sua família, na praia, deve circular sempre de acordo com as indicações.
Para sua segurança, na praia, circule sempre de acordo com as indicaçõesCuide de si, cuide de todos! #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #VerãoSaúde #Calor #SaúdeSazonal #SejaUmAgenteDaSaúdePública #estamoson #AutoridadeMarítimaMiliar @DGSaude @govpt pic.twitter.com/1ttS23JBTl
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) August 23, 2020
14h55 - Só Moçambique evita recessão na África Austral. A consultora Fitch Solutions considerou hoje que Moçambique será o único país da África Austral a evitar uma recessão este ano, e que esta será a região com pior desempenho na África subsaariana.
14h07 - Atualização mundial. O novo coronavírus matou pelo menos 805.470 pessoas em todo o mundo desde o início da pandemia no final de dezembro na China, de acordo com os dados contabilizados pela agência de notícias AFP junto de fontes oficiais.
14h01 - Portugal com mais dois mortos e 145 novos casos. O país registou, nas últimas 24 horas, mais duas vítimas mortais e 145 novos casos. O total de óbitos cifra-se agora nos 1.796 e o de infeções nos 55.597.
No que diz respeito ao número de recuperados, o total acumulado é de 40.774, mais 122 nas últimas 24 horas.
13h21- Atualização em Madrid. A imprensa espanhola avança que foram registados, nas últimas 24 horas, cinco novos surtos na região, mais 74 casos e um morto.
12h52 - "A Fitch Solutions antecipa que a África Austral seja a sub-região africana com o mais fraco desempenho económico na África subsaariana, quer em 2020, quer em 2021", lê-se numa nota enviada aos clientes, e a que a Lusa teve acesso.
12h40 - Lembra, este domingo, o Ministério da Saúde espanhol que quando se usa a máscara no queixo se está desprotegido.
Cuando llevas la mascarilla en la barbilla estás desprotegidoCúbrete la boca y también la nariz, por ti, por los demás#NoLoTiresPorLaBorda https://t.co/d2w8uPpRmw pic.twitter.com/CNQuwa177R
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) August 23, 2020
12h09 - O Ministério da Saúde brasileiro recorreu à rede social Twitter para recordar que "seguir as recomendações ajuda a salvar vidas".
Seguir as recomendações do @minsaude ajuda a salvar vidas! Então, se estiver com algum sintoma de #Covid19, procure um serviço de saúde. Confira o recado do secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. pic.twitter.com/nPVLNrzFQK
— Ministério da Saúde (@minsaude) August 23, 2020
12h01 - Mihajlovic infetado. Bologna anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã deste domingo, que os testes levados a cabo ao treinador Sinisa Mihajlovic detetaram que este contraiu uma infeção pelo novo coronavírus.
11h58 - Atualização em África. O número de mortes por covid-19 em África é hoje de 27.592, mais 270 do que no sábado, num universo de 1.178.770 infetados no continente, cujas regiões Austral e do Norte são as mais afetadas, segundo dados oficiais.
11h56 - Surto em Montemor-o-Novo. O número de infetados com Covid-19 no concelho de Montemor-o-Novo estabilizou no sábado em 32, após o primeiro dia sem registo de qualquer novo caso desde que o surto foi divulgado, na segunda-feira, informou hoje a Câmara Municipal.
11h56 - A Guiné Equatorial atualizou hoje os dados de infeções e mortes decorrentes da pandemia da covid-19, registando mais 34 casos do que em 1 de agosto, para 4.926, mantendo o número de óbitos em 83
11h19 - Itália começa a testar vacina em humanos. O país começa na segunda-feira a testar em 90 humanos uma vacina criada e desenvolvida no país contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela doença da Covid-19, anunciou a empresa biotecnológica ReiThera.
A vacina, criada, desenvolvida e patenteada no país, já superou as provas pré-clínicas realizadas tanto 'in vitro' como em animais e os primeiros resultados evidenciaram uma forte resposta imunitária e um bom perfil de segurança, de acordo com as autoridades da região de Lazio, que tem Roma como capital, que financiou a investigação da vacina com 5 milhões de euros.
10h59 - "Não haverá um novo confinamento". A expressão é do ministro da saúde italiano, Roberto Speranza que, em declarações ao La Stampa, defendeu que, apesar do aumento de casos no país, a situação não é comparável à de fevereiro e de março.
10h28 - Atualização na Rússia. A Rússia registou 4.852 novas infeções e 73 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número de infetados para 956.749 e o número de mortes para 16.383, informaram hoje as autoridades de saúde locais.
10h00 - Atualização na Coreia do Sul. A Coreia do Sul registou hoje o maior aumento diário de casos de covid-19 desde o início de março, levando as autoridades a temer que o país esteja "à beira de uma epidemia nacional".
09h54 - Atualização na Catalunha. De acordo com a imprensa espanhola, a Catalunha registou nas últimas 24 horas mais 1.168 casos de Covid-19 e 16 mortos.
09h27 - Atualização nos EUA. Os Estados Unidos contabilizam, este domingo, 5.668.245 casos de Covid-19 e 176.362 óbitos, como revela o balanço da Universidade Johns Hopkins. Deste acumulado, 50.112 infetados e 1.117 vítimas mortais foram registados nas últimas 24 horas.
09h08 - Atualização na Índia. A Índia registou 69.239 novas infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde indiano, ultrapassando os três milhões de casos confirmados desde o início da pandemia.
08h52 - 13 pessoas morreram ao tentarem fugir de festa ilegal no Peru. Pelo menos 13 pessoas morreram e outras seis ficaram feridas, incluindo três polícias, quando tentaram fugir de uma festa clandestina em Lima, no Peru, após a chegada da polícia, que fez 23 detenções, informou hoje o Ministério do Interior.
08h02 - Final de Lisboa: Estreante PSG procura a sorte frente à 'laranja bávara'. Equipa orientada por Hansi Flick arrasou Barcelona com um 8-2 nos quartos e venceu Lyon por 3-0 nas meias. PSG chega à final depois de bater o Leipzig por 3-0 e estreia-se na tão desejada final que há tanto tempo procura. Hoje, em Lisboa, saber-se-á qual dos dois clubes leva o troféu da prova milionária para casa.
07h51 - Atualização na Alemanha. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, 782 novos casos e mais duas vítimas mortais devido ao novo coronavírus. Em termos acumulados, o país regista 232.864 infetados com Covid-19 e 9.269 óbitos.
06h53 - Atualização na Argentina. A Argentina registou 53 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, além de 7.759 novos casos confirmados, anunciaram as autoridades argentinas.
06h17 - Atualização no México. O México ultrapassou no sábado as 60 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus e os 550 mil casos desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço das autoridades mexicanas.
Bom dia. Pode acompanhar aqui todas as incidências do novo coronavírus. Recorde o registo anterior aqui.