O Reino Unido registou mais 16 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 41.465 o total de óbitos associados à Covid-19, informaram esta quarta-feira as autoridades de Saúde britânicas, que recorreram ao Twitter para divulgar a atualização de hoje, por causa de dificuldades técnicas na plataforma usual.
No que diz respeito ao número casos de infeção confirmados, foram reportados 1.048 novos casos, segundo dados divulgados pela direção-geral de saúde de Inglaterra (Public Health England). Este registo diário é inferior ao do dia anterior (1.184) mas mantém-se acima da barreira dos mil, algo que voltou a acontecer, de forma intermitente, desde meados deste mês.
Até ao momento, 328.846 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
O Reino Unido, recorde-se, tem o segundo maior número de contágios entre os países europeus, atrás da Espanha (mais de 412 mil), e o número de óbitos mais elevado do continente.
The COVID-19 dashboard is currently experiencing technical difficulties. We can confirm that: 1,048 new positive cases have been recorded on Wednesday 26 August, giving a total of 328,846. 16 new deaths have been reported across the UK, giving a total of 41,465.
— Public Health England (@PHE_uk) August 26, 2020
Hoje, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu que "provavelmente faz sentido, em áreas confinadas fora das salas de aula, [alunos de escolas secundárias] usarem uma máscara no corredor e em outros lugares" em regiões com surtos de Covid-19. O governo britânico cedeu assim à pressão sobre o uso de máscaras nos espaços comuns do interior das escolas secundárias determinada na segunda-feira pela Escócia, na sequência de um surto em Dundee.
A Organização Mundial de Saúde emitiu na semana passada a recomendação para o uso de máscaras a crianças a partir de 12 anos quando não é possível o distanciamento social de pelo menos um metro para reduzir o risco de infeção.