O Ministério da Saúde espanhol revelou hoje que desde sexta-feira foram diagnosticados 23.572 novos casos de coronavírus, prosseguindo assim a tendência de crescimento de contágios no país. No mesmo período de tempo foram reportadas mais 83 vítimas mortais. Espanha totaliza nesta altura 462.858 casos positivos e 29.094 mortes.
A região de Madrid continua a ser a que mais novos casos regista neste ressurgimento de contágios em Espanha. Nas últimas 24 horas foram identificados mais de 550 casos na Comunidade de Madrid. O País Basco e a Andaluzia são as outras regiões que mais estão a preocupar as autoridades espanholas.
Na conferência de imprensa desta segunda-feira, Fernando Simón, o diretor do Centro de Coordenação de Emergências e Alertas Sanitários, disse que tem um sentimento "agridoce no mês de agosto", uma vez que as autoridades estão a realizar "quase o dobro dos testes face a julho".
No entanto, apesar desse esforço, está a verificar-se um incremento na transmissão do vírus, que "esperávamos que acontecesse um pouco mais tarde". "Isso não nos deixa dormir tranquilos", acrescentou Fernando Simón.
O responsável admitiu que a "situação em Madrid gera inquietação".
[Notícia atualizada às 17h28]