Atirador de Christchurch designado 'entidade terrorista' na Nova Zelândia

Brenton Tarrant, de 29 anos, foi condenado na semana passada a prisão perpétua sem direito a liberdade condicional, a primeira vez que a pena é aplicada na Nova Zelândia, pelo ataque levado a cabo a 15 de março de 2019.

Notícia

© DR

Sara Gouveia
01/09/2020 07:50 ‧ 01/09/2020 por Sara Gouveia

Mundo

Nova Zelândia

O australiano Brenton Tarrant, de 29 anos, foi condenado por 51 acusações de homicídio, 40 por tentativa de homicídio e uma por terrorismo pelo ataque realizado com armas semiautomáticas em duas mesquitas de Christchurch, na Nova Zelândia, a 15 de março do ano passado. O ataque foi transmitido parcialmente através das redes sociais.

Agora, o responsável foi designado como uma 'entidade terrorista'. O anúncio foi feito, esta terça-feira, pela primeira-ministra neozelandesa.

Segundo a legislação do país, esta designação congela todos os bens das entidades terroristas e torna crime participar ou financiar as atividades dessa determinada entidade. "A designação garante que o criminoso não pode estar envolvido em financiamento de terrorismo no futuro", explicou Jacinda Ardern, em comunicado citado na imprensa local.

A chefe de governo referiu ainda que há "uma obrigação para com a Nova Zelândia e com a comunidade internacional de prevenir o financiamento de atos terroristas".

Há de momento 20 entidades terroristas designadas naquele país, incluindo Brenton Tarrant.

Recorde-se que o ataque que vitimou 51 pessoas ocorreu nas mesquitas de Al Noor e Linwood, na cidade de Christchurch, durante a tradicional oração de sexta-feira. Desde então, o Governo da Nova Zelândia tomou várias medidas para impedir outros ataques, incluindo a proibição da maior parte das armas automáticas e semiautomáticas e a promoção de regulamentos mundiais na Internet para impedir a propagação de mensagens de ódio.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas