AO MINUTO: Maioria dos novos casos no Norte. Três mortes foram em Lisboa

A pandemia de Covid-19 já infetou 27,2 milhões de pessoas no mundo. Mais de 885 mil pessoas morreram e 19,3 milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Notícia

© Getty Images

Fábio Nunes
07/09/2020 07:46 ‧ 07/09/2020 por Fábio Nunes

Mundo

Coronavírus

 

Esta segunda-feira fica marcada pela reunião entre especialistas, políticos e parceiros sociais. O regresso das "reuniões do Infarmed", como ficaram conhecidas, vai decorrer no Porto - sendo que pela primeira vez as apresentações terão transmissão aberta - e "será importante" para acertar as medidas a adotar a partir do próximo dia 15 de setembro, quando o país entra em situação de contingência

O boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 249 novos casos de Covid-19 e mais três mortes. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 60.507 casos de infeção e 1.843 óbitos. O número de recuperados é de 43.016. Há 15.648 casos ativos no país

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus, tanto em número de contágios como de vítimas mortais. A Índia ultrapassou esta segunda-feira o Brasil como o segundo país com maior número de casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2

Rússia, Peru, Colômbia, África do Sul e México são outros dos países mais atingidos pelo vírus. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

15h36 - Termina aqui este registo sobre as últimas novidades da Covid-19. Pode continuar a acompanhar-nos no novo registo

15h34 - Pode consultar neste mapa interativo a evolução da pandemia de coronavírus

15h29 - Começou a "reunião do Infarmed" entre especialistas, políticos e parceiros sociais. Pode acompanhar aqui. 

15h14 - A 40.ª edição da maratona de Valência, agendada para 6 de dezembro, foi cancelada devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a organização da prova, que contava já com 30.000 inscritos.

14h35 - Vinte infetados em lar da Santa Casa da Misericórdia da EriceiraTreze utentes e sete funcionários de um lar pertencente à Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, em Mafra, estão infetados com a Covid-19, confirmaram hoje o município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

14h30 - Já há 15 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Quantos há no seu? Confira aqui

14h19 - Atualização em Portugal. Portugal regista, esta segunda-feira, mais três mortes e 249 infetados com o novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, a maioria dos novos casos (133) registou-se no Norte do país e as três mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo. 

De salientar ainda que há, de momento, 15.648 casos ativos da doença (mais 183). 

14h06 - O presidente do CDS pediu hoje ao Governo que elabore um "plano de prevenção de covid-19" para evitar uma segunda vaga pandémica e saudou o regresso das reuniões no Infarmed.

13h58 - A Câmara de Estremoz anunciou hoje a existência dos dois primeiros casos de Covid-19 no concelho, ligados ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Veiros, pelo que estão a ser testados utentes e funcionários.

13h56 - A abertura do ano letivo 2020/2021 na Madeira decorre entre hoje e 17 de setembro, com uso obrigatório de máscara a partir do 1.º ano do 1.º ciclo e com testes à Covid-19 realizados a professores e funcionários.

13h49 - O primeiro dia de descanso na edição deste ano do Tour de França fica marcado pelos testes à Covid-19. Segundo a organização, vão ser realizados um total de cerca de 650 testes, sendo que alguns já foram realizados após a etapa deste domingo.

13h47 - A DGS alterou a norma que obrigava as crianças institucionalizadas a cumprirem o período de quarentena quando chegavam a centros de acolhimento. Esta alteração já tinha sido anunciada na passada sexta-feira. 

13h20 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de pelo menos 889 mil pessoas e infetou mais de 27,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h05 - Rui Rio insistiu esta segunda-feira que o manual de regras para as escolas disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde em tempo de pandemia "veio tarde"

"Se houve escolas que ficaram à espera do Governo e não começaram a trabalhar a tempo e horas, naturalmente que agora não estão em condições porque o Governo fez isto muito tarde", criticou o líder social-democrata, acrescentando que acredita que a "maior parte dos agrupamentos se antecipou". 

12h48 - África registou 227 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 31.283 óbitos, em 1.299.389 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

A África do Sul é o país mais afetado no continente, contabiliza 636.517 casos e 14.889 vítimas mortais.

12h04 - Esta segunda-feira, ao contrário do que é habitual, não vai haver conferência de imprensa do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou fonte do Ministério da Saúde ao Notícias ao Minuto. Esta é uma decisão que pode estar relacionada com a reunião do Infarmed que vai decorrer esta tarde. 

12h02 - O número de casos ativos de coronavírus no concelho de Arouca baixou para 189, não tendo sido registadas novas infeções desde ontem. O número de pessoas recuperadas subiu para 58. No total, já foram identificados 253 casos confirmados em Arouca. 

11h53 - O presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, anunciou hoje estar infetado com a Covid-19 e, apesar de estar em isolamento, assumiu que continua a "tomar medidas", uma vez que o número de casos no concelho tem vindo a aumentar.

11h51 - A União Europeia e Angola vão analisar o impacto e a resposta à pandemia de Covid-19 no âmbito de uma reunião ministerial que vai ter lugar na terça-feira, com vista a encontrar um plano de ação concertado.

11h23 - O município de Cascais iniciou hoje um conjunto de testes serológicos de Covid-19 com todo o pessoal docente e não docente de todas as escolas públicas e privadas do concelho, disse à Lusa o presidente da autarquia, Carlos Carreiras. 

11h04 - O dono de um restaurante em Durres, na Albânia, foi detido por organizar um casamento, algo que foi proibido pelo governo albanês. O homem já tinha sido multado duas vezes anteriormente pelo mesmo motivo. 

10h31 - Os jogadores do Manchester City, Riyad Mahrez e Aymeric Laporte, testaram positivo para o coronavírus, informou o clube esta segunda-feira. O City indicou que Mahrez e Laporte estão assintomáticos e a cumprir isolamento profilático

10h15 - A Coreia do Sul está a desenvolver um 'kit' de testes que permitirá detetar ao mesmo tempo a gripe sazonal e a Covid-19, informa a CNN. O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças sul-coreano, Jung Eun-kyeong, frisou na conferência de imprensa desta segunda-feira que, face aos sintomas semelhantes, é importante detetar a diferença entre as duas doenças. 

9h15 - A Associação de Turismo do Algarve mostrou-se agradada com a decisão de Inglaterra de manter Portugal no corredor aéreo. Apesar do forte impacto da pandemia na região, a associação acredita que há sinais positivos de confiança e sublinha que há "muitos residentes e turistas britânicos que afirmam que se sentem mais seguros aqui do que no seu próprio país". 

8h57 - O surto de coronavírus no lar Residência Montepio Breiner, no Porto, infetou um total de 73 pessoas, adianta o Público, que indica que há 42 casos de infeção ativos: 25 utentes e 17 funcionários. O jornal revela ainda que já morreram 20 utentes. 

O surto neste lar foi detetado no final de julho

8h45 - Espanha já está a enfrentar uma "segunda vaga" da pandemia do novo coronavírus, defende um estudo desenvolvido por um hospital e uma universidade da Catalunha conhecido este domingo. O mesmo estudo alerta que essa "segunda vaga" pode chegar aos outros países europeus nos próximos dias.

8h07 - A Alemanha ultrapassou esta segunda-feira a marca dos 250 mil casos positivos de coronavírus. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch, foram diagnosticados 814 novos casos no espaço de 24 horas, o que aumentou para 250.799 o número total de infeções desde o início da pandemia. As autoridades de saúde alemãs não reportaram qualquer morte desde ontem, o que significa que o número acumulado de óbitos mantém-se nos 9.325

O total de recuperações cifra-se em cerca de 225 mil

7h40 - A Austrália vai produzir 84,8 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford contra o novo coronavírus, a partir de 2021, ao abrigo de um acordo multimilionário, anunciou hoje o governo. Os 26 milhões de australianos "terão acesso antecipado a 3,8 milhões de vacinas da Universidade de Oxford em janeiro e fevereiro de 2021", revelou o primeiro-ministro Scott Morrison. 

7h39 - O estado de Victoria, onde se localiza o maior surto na Austrália, registou 41 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo em mais de dez semanas, além de nove mortes, segundo as autoridades.

7h38 - A Venezuela inicia hoje uma semana de "flexibilização geral" da quarentena instaurada para combater a pandemia de Covid-19, após sete dias de confinamento "radical", anunciou o presidente Nicolás Maduro.

7h36 - O governo de Marrocos anunciou este domingo o fecho de todos os acessos à cidade de Casablanca, restrição que se aplica a partir de hoje e durante 14 dias, após o aumento exponencial do número de contágios de Covid-19.

7h34 - A Argentina registou 52 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, além de 6.986 novos casos confirmados, uma descida em relação ao dia anterior, quando se registaram 9.924 infeções, anunciaram as autoridades argentinas.

7h32 - A China atingiu hoje 22 dias consecutivos sem registar casos locais de Covid-19, já que os 12 novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas