O Reino Unido registou mais oito mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 41.594 o total de óbitos associados à Covid-19, informaram esta quarta-feira as autoridades de Saúde britânicas.
No que diz respeito ao número casos de infeção confirmados, verifica-se uma descida em relação à véspera, com mais 2.659 pessoas com diagnóstico positivo (desde dia seis de setembro que este número está acima dos dois mil casos), de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico.
Até ao momento, 355.219 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
A tendência de crescimento no número de novas infeções nas últimas duas semanas levou o governo britânico a anunciar novas restrições para toda a Inglaterra.
A partir de segunda-feira, 14 de setembro, ajuntamentos de mais de seis pessoas em espaços interiores ou exteriores vão ser proibidos. Qualquer pessoa que viole a lei incorre numa multa de 100 libras (110 euros) e se reincidir pode ir até 3.200 libras (3.500 euros).
Bares e restaurantes vão também ser obrigados a recolher os dados pessoais dos clientes para poderem disponibilizar ao sistema de rastreamento.
Esta é a primeira vez que são impostas restrições a nível nacional desde que o confinamento decretado em março começou a ser levantado em maio, e reflete a preocupação do governo com o agravamento da situação epidémica e o receio de uma nova vaga da pandemia covid-19.
Nos últimos meses, as autoridades britânicas têm procurado combater surtos com restrições locais, nomeadamente em cidades e regiões na Escócia e País de Gales, norte e centro de Inglaterra.