Portugal contabilizou esta sexta-feira mais seis mortos relacionados com a Covid-19 e 888 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.983 mortes e 77.284 casos de infeção, estando hoje ativos 25.942 casos, mais 460 do que na quinta-feira.
A DGS indica que das seis mortes registadas, cinco ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde também se verifica o maior número de infeções, e uma na região Norte.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt
23h49 - Trump deixa mensagem ao país antes de ser hospitalizado. "Vou para o Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, acho que estou muito bem, mas vamos assegurar-nos de que as coisas correm bem", disse, acrescentando a primeira-dama, Melania Trump, "também está muito bem" e deixando vários agradecimentos. "Nunca vou esquecer, obrigado".
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 2, 2020
23h47 - Aumenta para 34 número de infetados em surto no hospital de Beja. O número de profissionais de saúde infetados no surto de Covid-19 identificado no bloco operatório do hospital de Beja aumentou hoje de 33 para 34, divulgou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
23h33 - Donald Trump já foi para o hospital, mas não falou com os jornalistas. Donald Trump já está a caminho do hospital, no helicóptero presidencial. A imprensa presente no relvado da Casa Branca captou o momento em que líder republicano, de 74 anos de idade, se dirigiu para meio aéreo, mas sem fazer declarações aos jornalistas.
Wearing a suit, POTUS walks out to Marine One to leave for Walter Reed https://t.co/1K8pKB66j5
— Meridith McGraw (@meridithmcgraw) October 2, 2020
23h05 - Brasil notifica mais de 33 mil novos casos e ultrapassa 145 mil mortes. O Ministério da Saúde brasileiro reporta esta sexta-feira mais 708 mortes associadas ao novo coronavírus, fixando o total acumulado em 145.388 óbitos desde o início da pandemia no país. Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 33.431 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas, um número inferior ao do dia anterior (36.157).
23h04 - Donald Trump vai ser hospitalizado por precaução. Donald Trump vai ser transportado para um hospital, esta sexta-feira, como medida de precaução, para manter o presidente norte-americano sob observação enquanto recupera da infeção pelo novo coronavírus.
Waiting for Trump departure to Walter Reed. (5:39pm) pic.twitter.com/UdLWPm5RS3
— Jim Acosta (@Acosta) October 2, 2020
21h50 - Trump com tratamento experimental de anticorpos sintéticos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a ser tratado com anticorpos sintéticos, um tratamento experimental considerado promissor, após ser diagnosticado com Covid-19, avançou hoje a Casa Branca. De acordo com o médico da Casa Branca, Sean Conley, Donald Trump recebeu um 'cocktail' experimental de anticorpos, permanece "cansado, mas mantém "bom moral".
21h31 - Quatro militares da GNR de Vidago em isolamento após testarem positivo. Quatro militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR de Vidago, no distrito de Vila Real, testaram positivo à Covid-19, estando em isolamento domiciliário, anunciou hoje à Lusa fonte desta força policial.
21h24 - Venezuela recebeu 1.º lote da Sputnik V, a vacina fabricada pela Rússia. A Venezuela recebeu hoje o primeiro lote de vacinas Sputnik V, fabricadas pela Rússia, para a fase 3 de ensaios clínicos para combater o novo coronavírus. As vacinas chegaram ao Aeroporto de Maiquetía (norte de Caracas), ao abrigo de um acordo entre o ministério da Saúde venezuelano e o Centro de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya (CIEMG), da Rússia.
20h42 - Professores na Alemanha exigem medidas iguais nos grupos de risco. A secretária-geral do Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas (SPCL), Teresa Duarte Soares, voltou a pedir hoje "instruções respeitantes aos professores" de grupos de risco, em caso de contágio pela Covid-19, como já aconteceu para os docentes em Portugal.
20h41 - Debate entre candidatos a vice-presidente norte-americano mantém-se. A Universidade do Utah vai dar continuidade aos planos para acolher o debate entre os candidatos a vice-presidente das campanhas republicana e democrata, marcado para a próxima quarta-feira. Um porta-voz da universidade disse que todos os que marcarem presença no evento, excetuando o moderador e os candidatos, deverão "usar máscara o tempo todo". Recorde-se que Donald Trump, que esteve em debate com Joe Biden na passada terça-feira, testou positivo para o novo coronavírus, assim como a mulher, Melania. Joe Biden testou negativo.
New: The University of Utah is set to host the VP debate as planned this Wednesday, spokesman Shawn Wood tells me. Their policy will require everybody inside the security perimeter — save for the three people onstage — "to wear masks at all times," Wood says.
— Ruby Cramer (@rubycramer) October 2, 2020
20h37 - Ações de campanha de Donald Trump vão ser virtuais ou adiadas. As ações de campanha programadas de Donald Trump, que testou positivo ao coronavírus, vão ser mantidas de forma virtual ou adiadas, anunciou hoje a equipa de campanha do candidato republicano quando faltam 32 dias para a eleição presidencial.
20h35 - Cabo Verde contabiliza mais 79 casos positivos e um óbito em 24 horas. Cabo Verde contabilizou hoje mais uma morte devido à Covid-19, elevando para 62 o número de óbitos no país, que registou mais 79 casos positivos, de um acumulado de 6.205 infeções desde 19 de março, segundo informação oficial.
20h34 - Mais 97 casos e quatro óbitos em Angola devido à pandemia. Angola registou 97 novos casos de Covid-19, e mais quatro mortes, totalizando agora 189 óbitos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.
19h37 - França reporta mais de 12 mil novos casos e 136 mortes por Covid-19. As autoridades sanitárias francesas reportaram esta sexta-feira mais 12.148 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número inferior ao apresentado na véspera (13.970), mas que se mantém acima dos 10 mil, algo que acontece com mais incidência desde o início de setembro (nos últimos três dias os registos diários estão acima das 12 mil infeções).
19h02 - Marcelo Rebelo de Sousa desejou as melhoras a Donald Trump. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, desejou as melhoras ao Presidente norte-americano, Donald Trump, que anunciou hoje de madrugada que está infetado com o novo coronavírus.
18h53 - Senador republicano infetado. Mike Lee, senador republicano pelo Utah, também obteve diagnóstico positivo para o novo coronavírus, segundo informou hoje o próprio. Lee indicou, através de comunicado, que se submeteu ao teste ontem, depois de ter desenvolvido sintomas que pensou serem alergias. Lee irá ficar em isolamento nos próximos 10 dias.
— Mike Lee (@SenMikeLee) October 2, 2020
18h47 - "Este é um momento crítico na resposta à pandemia da Covid-19". O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) referiu esta sexta-feira que os países enfrentam diferentes fases da pandemia, mas que as respostas continuam a ser as mesmas e devem ser reforçadas.
Media briefing on #COVID19 with @DrTedros https://t.co/eMfz1nME33
— World Health Organization (WHO) (@WHO) October 2, 2020
18h45 - "O Estado sozinho não conseguirá contornar os desafios que temos". A ministra da Coesão Territorial alertou hoje que o Estado "não conseguirá sozinho" ultrapassar a crise atual, apelando à união entre "empresas e outras instituições" para evitar que "corra mal".
18h11 - Presidente da Universidade de Nortre Dame testou positivo após visita à Casa Branca. John Jenkins, presidente da Universidade de Notre Dame, testou positivo para o novo coronavírus, depois de ter participado num evento na Casa Branca, no sábado passado. Um comunicado emitido pela universidade indica que o pároco fez o teste depois de ser informado de que um colega tinha testado positivo. "Os meus sintomas são ligeiros e continuarei a trabalhar a partir de casa", afirmou o reitor. Jenkins, recorde-se, foi alvo de crítica por não ter usado máscara e por ter dado apertos de mãos durante o evento na Casa Branca, tendo pedido desculpa mais tarde.
BREAKING: Notre Dame President Fr. John Jenkins, who was at the WH SCOTUS announcement on Saturday and was criticized for not wearing a mask and shaking hands, has tested positive for COVID-19.This was just sent out to the campus.Unclear if he had it during the WH event. pic.twitter.com/2cR4eaVMzb
— Jack Jenkins (@jackmjenkins) October 2, 2020
17h36 - Joe Biden obteve teste negativo para o novo coronavírus. Joseph R. Biden Jr, o candidato democrata às presidenciais norte-americanas, obteve resultado negativo ao teste para o novo coronavírus. O candidato presidencial tinha estado com Donald Trump - que se encontra infetado e em isolamento - na terça-feira.
O candidato confirmou a notícia pouco depois, parecendo ter deixado uma mensagem indireta ao seu oponente, Donald Trump, que no próprio debate disse que usava máscara, "mas não como ele [Biden], que anda sempre com uma máscara enorme". "Estou feliz por informar que a Jill e eu testámos negativos para a Covid-19. Obrigado a todos pelas mensagens de preocupação. Espero que isto sirva de lembrança: usem máscara, mantenham distanciamento social e lavem as mãos".
I’m happy to report that Jill and I have tested negative for COVID. Thank you to everyone for your messages of concern. I hope this serves as a reminder: wear a mask, keep social distance, and wash your hands.
— Joe Biden (@JoeBiden) October 2, 2020
17h35 - Espanha volta a reportar mais de 11 mil casos diários e 113 mortes. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta sexta-feira, um acréscimo de 11.325 casos de contágio ao balanço total, uma subida em relação ao dia anterior (9.419) e regressando aos registos diários acima dos 11 mil novos casos, algo que tem sido recorrente no país desde o início de setembro. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 789.932 desde o início da pandemia em Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa.
Actualización de datos de #COVID19 en España https://t.co/KGyEhAgfUo Materiales de información sobre el #coronavirus https://t.co/3JRZJoBs9a pic.twitter.com/McNnO9LCDC
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) October 2, 2020
17h01 - Foi hoje lançada a Linha COVID Lares. Através do número 707 20 70 70 vai estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o país. Vai esclarecer dúvidas e procedimentos e agilizar o contacto com as autoridades competentes em caso de necessidade.
Foi hoje lançada a Linha COVID Lares. Através do número 707 20 70 70 vai estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o país. Vai esclarecer dúvidas e procedimentos e agilizar o contacto com as autoridades competentes em caso de necessidade.#MTSSS #EstamosON pic.twitter.com/VFc1tuqoLU
— Trabalho PT (@trabalho_pt) October 2, 2020
16h38 - Melania Trump garante que também tem sintomas ligeiros. A primeira-dama norte-americana recorreu ao Twitter para agradecer os desejos de melhorar e informar de que também tem sintomas ligeiros, assim como o marido, Donald Trump. "Obrigado pelo amor que nos enviam. Tenho sintomas ligeiros, mas no geral sinto-me bem. Estou ansiosa por uma recuperação rápida", escreveu.
Thank you for the love you are sending our way. I have mild symptoms but overall feeling good. I am looking forward to a speedy recovery.
— Melania Trump (@FLOTUS) October 2, 2020
16h32 - SNS tem 1855 ventiladores disponíveis nos hospitais. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) dispõe atualmente de 1855 ventiladores em contexto hospitalar prontos a responder ao eventual agravamento da pandemia de Covid-19 nos próximos meses, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.
16h30 - Mais de 1,2 milhões de pessoas já instalaram a aplicação 'StayAway Covid'. Desde que foi lançada há um mês, aplicação de rastreio 'StayAway Covid' já foi instalada em 1,26 milhões de 'smartphones' e mais de 100 doentes utilizaram a ferramenta para alertar os contactos de risco. Segundo Luís Goes Pinheiro, entre os mais de um milhão de utilizadores, já foram inseridos na aplicação 107 códigos.
16h28 - Reino Unido com cerca de 7 mil casos diários de infeção há quatro dias. Reino Unido registou 6.968 novas infeções por novo coronavírus e mais 66 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico. Este registo diário é um ligeira subida em relação ao dia anterior (6.914), sendo que na terça e na quarta-feira foram reportados mais de 7 mil novos casos (7.143 e 7.108, respetivamente).
16h15 - Itália reporta 23 óbitos e mais de 2 mil casos pelo 2.º dia consecutivo. Itália volta a reportar mais de 2 mil casos em 24 horas, números que não eram registados desde abril, há mais de cinco meses. Há mais de 3 mil doentes hospitalizados.
Covid-19 - La situazione in Italia al 2 ottobre:https://t.co/8ciMmO9yfx pic.twitter.com/1495ePpt2X
— Ministero della Salute (@MinisteroSalute) October 2, 2020
15h52 - Trump com "sintomas ligeiros". O responsável pelo staff da Casa Branca, Mark Meadows, disse à imprensa que Donald Trump está com "sintomas ligeiros" do novo coronavírus, confirmando informação que já tinha sido veiculada por outro funcionário há algumas horas. "O presidente tem sintomas ligeiros. Os médicos continuam a monitorizar a sua saúde e da primeira-dama", disse Meadows, acrescentando que líder republicano se sente "com muita energia" e está atento à economia e aos esforços de combate à pandemia.
15h40 - Taxa de prevalência da Covid-19 é de 3,1% nos profissionais de saúde. Um estudo da Ordem dos Médicos (OM) hoje divulgado conclui que a taxa de prevalência do novo coronavírus foi de 3,1% numa amostra de 1.802 profissionais de saúde de todo o país.
15h39 - Contágios disparam na Polónia com novo recorde diário de 2.292 casos. As autoridades polacas registaram hoje 2.292 novos contágios nas últimas 24 horas, um novo máximo diário desde o início da pandemia no país, e na sequência de sucessivos recordes de casos durante esta semana.
15h38 - Parlamento aprova resoluções para que grávidas possam ser acompanhadas. O parlamento aprovou hoje quatro projetos de resolução apresentados pelo BE, PAN, Iniciativa Liberal e pela deputada não inscrita Cristina Rodrigues a recomendar ao Governo que as grávidas possam ter um acompanhante em todas as fases da gravidez.
15h31 - Ivanka Trump e Jared Kushner com teste negativo ao novo coronavírus. Ivanka Trump e o marido, Jared Kusher, obtiveram resultado negativo no teste ao novo coronavírus, numa altura em que todos os funcionários e conselheiros da Casa Branca estão a ser submetidos ao exame de diagnóstico, depois de Donald Trump e Melania Trump terem anunciado que obtiveram resultado positivo e que estão em quarentena.
Um funcionário da Casa Branca garantiu que o presidente tem apenas "sintomas ligeiros" e que continua a trabalhar. Especialistas indicaram que o futuro político de Donald Trump depende agora da gravidade dos sintomas da doença nos próximos dias.
Enquanto isso, o candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, desejou hoje uma "rápida recuperação" ao Presidente norte-americano, Donald Trump, e à primeira-dama Melania Trump.
Jill and I send our thoughts to President Trump and First Lady Melania Trump for a swift recovery. We will continue to pray for the health and safety of the president and his family.
— Joe Biden (@JoeBiden) October 2, 2020
15h15 - Há 334 surtos ativos, "um número bastante inferior ao de outros períodos". A Direção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde realizaram a já habitual conferência de imprensa relativa à evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal. De acordo com os responsáveis, há atualmente 334 surtos ativos no país, sendo que este é "um número bastante inferior ao de outros períodos". Já em relação à aplicação StayAway Covid, já foi descarregada por 1.246.000 pessoas.
15h02 - INE regista 7.144 mortes acima da média dos últimos cinco anos. Portugal registou 64.105 óbitos entre 2 de março, quando diagnosticou os primeiros casos de covid-19, e 20 de setembro, mais 7.144 do que a média em idêntico período dos últimos cinco anos, revelou hoje o INE.
15h01 - Mais seis mortes e 888 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais seis vítimas mortais e 888 novos casos da doença provocada pelo SARS-CoV-2. No total, em termos acumulados, o país soma 1.983 óbitos e 77.284 infetados com a Covid-19. O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde desta sexta-feira indica ainda que há, de momento, 25.942 casos ativos da doença, mais 460 do que ontem.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 02 de outubro. Mais informações em https://t.co/GoTLqOwIOA #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #SejaUmAgenteDaSaudePublica #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/0Osrw6rff8
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) October 2, 2020
15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.