Agenda de presidente da Comissão Europeia suspensa até terça-feira

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, cancelou a agendas até terça-feira à tarde, depois de ter estado em contacto, em Cascais (Lisboa), com um conselheiro de Estado infetado com covid-19.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
05/10/2020 11:46 ‧ 05/10/2020 por Lusa

Mundo

Covid-19

A presidente cancelou a participação na terça-feira na sessão plenária do Parlamento Europeu e também não presidirá, no mesmo dia, à reunião do Colégio de Comissários, sendo substituída pelo vice-presidente Frans Timmermans, nem na cimeira UE-Ucrânia, na qual é representada pelo chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, anunciou o porte-voz do executivo comunitário, Eric Mamer.

Mamer sublinhou que a presidente da Comissão Europeia "não apresenta quaisquer sintomas" da covid-19, esclarecendo que, por rotina, Ursula von der Leyen e a sua equipa mais próxima são testados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras.

A notificação pelas autoridades portuguesas, nas quais, salientou, a chefe do executivo comunitário tem "toda a confiança", de que um participante na reunião do Conselho de Estado, em Cascais, na terça-feira, testou positivo para a covid-19 chegou no domingo à noite a Bruxelas, tendo sido feito um novo teste, cujo resultado deverá ser conhecido ao fim da tarde.

Conforme as regras em vigor, Von der Leyen auto isolou-se por um período até sete dias após o contacto com a pessoa infetada, que termina na terça-feira.

No domingo à noite, a Presidência da República foi informada de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infetado com o vírus que provoca a covid-19.

Os testes de diagnóstico de infeção com o novo coronavírus realizados no domingo pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, António Costa, deram negativo.

Esta informação foi hoje de madrugada avançada à Lusa por fonte da Presidência da República, que adiantou que também deram resultado negativo os testes realizados por outros cinco conselheiros de Estado: os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã.

Os demais membros do Conselho de Estado deverão ser testados hoje.

O Conselho de Estado reuniu-se na terça-feira, no Palácio da Cidadela, em Cascais, entre as 14:00 e as 18:00, tendo como convidada a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Esta foi a primeira reunião presencial do órgão político de consulta do Presidente da República em período de pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e trinta mil mortos e mais de 34,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.005 pessoas dos 79.151 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas