Um exemplar raro do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da saga Harry Potter, que tinha sido avaliado em 30 mil libras (cerca de 33 mil euros), foi vendido em leilão pelo dobro, no Reino Unido. É uma das únicas 500 cópias de capa dura impressas na primeira edição, e chegou aos 60 mil libras (cerca de 66 mil euros).
Foi vendido por um britânico a viver no Reino Unido, que o usou para ensinar inglês aos filhos. A famosa história do jovem feiticeiro foi leiloada esta terça-feira e o vendedor, que quis ficar anónimo, revelou apenas ter comprado o exemplar 18 meses depois de ter sido publicado em junho de 1997.
Referiu ainda, segundo a BBC, ter ficado "absolutamente maravilhado" com a venda. "Os livros do Harry Potter são icónicos, estão no patamar mais alto da literatura para crianças", acrescentou. Pretende usar o valor que o livro alcançou para pagar os empréstimos de estudante da filha.
O livro foi identificado como uma primeira edição por ter uma duplicação de '1 wand' ('1 varinha') na página 53 e o número de série '10 9 8 7 6 5 4 3 2 1'.
Segundo a leiloeira, foi o valor mais alto pago em leilão por uma cópia do género.