Duas crianças tiveram que ser hospitalizadas, na passada quarta-feira, na Galiza, depois de sofrerem lesões oculares por causa de gel desinfetante.
De acordo com o La Voz de Galicia, uma delas é um menino de três anos de idade que ficou lesões oculares graves e teve que ser transferido para o Hospital de Santiago de Compostela, onde, esta terça-feira, deverá ser submetido a uma cirurgia de transplante de membrana amniótica.
A mesma publicação explica que o menino estava a almoçar, na cantina do colégio Vicente Arias de la Maza, quando um colega lhe atirou gel desinfetante, que estava nas mesas para que as crianças pudessem desinfetar as mãos. Os dois envolveram-se num pequeno confronto e o gel acabou por entrar nos olhos das crianças.
A família queixa-se de que a escola não tenha levado a criança imediatamente para o centro de saúde ou para o hospital, aguardando, ao invés disso, pela chegada da mãe, que trabalha a oito quilómetros da instituição de ensino. O alerta feito aos pais faz parte do protocolo neste tipo de situações.
A criança tem sido tratada com calmantes por causa das dores. "Ele grita de dor", lamenta a mãe, explicando que o tratamento envolve a aplicação de gotas frequentemente, algo que é penoso para o menino.
A família alerta para os perigos do géis alcoólicos, que considera que "não podem estar ao alcance das crianças, sobretudo, crianças pequenas, que não têm consciência do perigo que podem implicar".