Uma jovem mulher foi detida em Najafabad, no centro do Irão, depois de ter andado de bicicleta pela cidade sem o hijab (véu ou lenço para cobrir a cabeça) esta segunda-feira, como dá conta o The Guardian. O momento que mostra a mulher a andar de bicicleta sem o hijab foi publicado nas redes sociais.
A mulher, que não foi identificada, passou em frente a uma mesquita e ocasionalmente, como se pode ver no vídeo, ergue o seu braço direito.
“Uma pessoa que recentemente violou as normas e insultou o véu islâmico nesta região foi detida”, revelou o governador de Najafabad, Mojataba Raei, em declarações à agência IRNA. “A sua motivação para cometer esta ação está a ser investigada”, acrescentou o governador.
A IRNA referiu que o vídeo da mulher a circular de bicicleta sem o hijab gerou protestos de residentes e de clérigos de Najafabad.
Segundo a lei islâmica, em vigor desde a revolução islâmica de 1979, no Irão, as mulheres devem usar um hijab que cubra a sua cabeça e pescoço e que esconda o seu cabelo. Mas nas últimas duas décadas um número crescente de mulheres tem tentado testar os limites da lei em Teerão e noutras grandes cidades iranianas, ao permitirem que os seus véus deixem a descoberto mais cabelo.