O governo sul-coreano teme um possível aumento de contágios de Covid-19 por causa do Halloween. Para evitar que esse receio se torne realidade está a redobrar os esforços para garantir que as medidas de distanciamento social são cumpridas, ao mesmo tempo que lançou campanhas de alerta à população, avança a Reuters.
Em Seul foram espalhados cartazes da campanha do governo para este Halloween. “Não se torne um verdadeiro fantasma ao festejar o Halloween”, pode ler-se num dos cartazes. Outro adverte que a festa deste ano “pode realmente tornar-se assustadora”.
As autoridades reforçaram ainda a vigilância nas discotecas para assegurar o cumprimento das regras de distanciamento social e pedem às pessoas que organizem festas de Halloween online, explicou um dos responsáveis do governo de Seul, Park Yoo-mi.
올해는 잘못하면진짜 무서운 축제가될 수도 있습니다...#코로나19 확산 방지를 위해올해 #핼러윈데이 에는귀신도 모르게 조용하게!오프라인 모임이나 파티는온라인 #비대면 으로 즐겨주세요!#핼러윈 #Halloween #HalloweenAtHome pic.twitter.com/8GcFIvjuO0
— 서울시 (@seoulmania) October 28, 2020
A resposta rápida à pandemia e as medidas implementadas pela Coreia do Sul têm sido elogiadas internacionalmente, mas o país registou um ressurgimento de casos em maio na sequência de um surto ligado a discotecas e bares em Seul.
Os dados mais recentes divulgados pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul dão conta de 26.385 casos confirmados e 463 óbitos.