Esta terça-feira, para além da decisão sobre o presidente norte-americano, são também decididos os 435 assentos na Câmara dos Representantes, que tinham uma maioria democrata de 237-197. Duas das mais conhecidas congressistas democratas já garantiram a reeleição: Ilhan Omar e Alexandria Ocasio-Cortez.
No caso de Ocasio-Cortez, a mais jovem congressista da história dos Estados Unidos (chegou ao cargo com com 29 anos), a sua reeleição no Congresso era esperada, uma vez que o eleitorado do 14.º distrito de Nova Iorque é tradicionalmente democrata. A progressista de 31 anos de idade venceu o republicano John Cummings, de 60 anos de idade, com 69% dos votos.
"Obrigada, Bronx e Queens, por me reelegerem para o Congresso apesar dos milhões gastos contra nós e obrigado por acreditarem em mim para vos representar mais uma vez", disse a política, através da sua conta na rede social Twitter.
Serving NY-14 and fighting for working class families in Congress has been the greatest honor, privilege, & responsibility of my life.Thank you to the Bronx & Queens for re-electing me to the House despite the millions spent against us, & trusting me to represent you once more. https://t.co/MXG2Z2DV2F
— Alexandria Ocasio-Cortez (@AOC) November 4, 2020
Ilhan Omar, uma das primeiras duas mulheres muçulmanas a serem eleitas para o Congresso norte-americano e a primeira representante somali-americana, também garantiu reeleição pelo quinto distrito do Minnesota. A congressista venceu o republicano Lacy Johnson com 64.6% dos votos.
Oito outras figuras progressistas do Partido Democrata venceram esta noite com facilidade, de acordo com os resultados parciais das eleições federais e estaduais para Nova Iorque, incluindo quatro mulheres que concorrem à reeleição: as senadoras Alessandra Biaggi, Jessica Ramos e Julia Salazar, e a deputada Catalina Cruz.
Por parte do Partido Republicano, Marjorie Taylor Greene, próxima do movimento de teorias da conspiração QAnon, foi também eleita para a câmara baixa do congresso norte-americano, onde representará um bastião republicano no estado da Geórgia.
No que diz respeito ao Senado, o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, assegurou a sua reeleição, derrotando a candidata democrata Amy McGrath. Por outro lado, o Partido Democrata conquistou um primeiro lugar na câmara alta aos republicanos, que atualmente detêm a maioria, com a vitória do antigo governador do Colorado John Hickenlooper face ao republicano Cory Gardner.