Republicanos recuperam vantagem no Senado ao conquistar lugar do Alabama

Os republicanos recuperaram a sua vantagem no Senado norte-americano, depois de o candidato Tommy Tuberville ter destronado, no Alabama, o senador democrata Doug Jones, que era considerado o eleito mais ameaçado na câmara alta do Congresso norte-americano.

Notícia

© Getty Images

Lusa
04/11/2020 05:25 ‧ 04/11/2020 por Lusa

Mundo

Eleições EUA

Tuberville, antigo treinador de futebol e que nunca deteve qualquer cargo público, aproximou-se do Presidente norte-americano, tendo declarado na campanha para as primárias: "Deus enviou-nos Donald Trump".

Doug Jones tinha conquistado o lugar em 2017 durante uma eleição especial, na qual o candidato republicano Roy Moore foi acusado de crimes sexuais envolvendo mulheres jovens.

O Partido Democrata conquistou nestas eleições um primeiro lugar no Senado norte-americano aos republicanos, com a vitória do antigo governador do Colorado John Hickenlooper face ao republicano Cory Gardner.

Um democrata moderado e ex-empresário, Hickenlooper, 68 anos, concorreu nas últimas primárias democráticas à presidência dos Estados Unidos, mas desistiu antes das primeiras eleições em agosto de 2019.

Os republicanos controlam atualmente o Senado com 53 lugares em 100.

Garantir uma maioria no Senado, nas eleições desta terça-feira nos Estados Unidos da América, será crucial para qualquer candidato que chegue à Casa Branca.

Os senadores confirmam os nomeados da administração, incluindo o Gabinete (executivo), e podem impulsionar ou empatar a agenda do Presidente norte-americano.

Com os republicanos a controlarem agora esta câmara (53-47) do Congresso norte-americano, três ou quatro lugares irão determinar que partido ganhará o domínio, dependendo de quem ganhar a Presidência.

Os republicanos estão a lutar para manter a sua magra maioria contra os candidatos democratas, que desafiam os aliados do Presidente Donald Trum.

Ambos os partidos, Republicano e Democrata, têm os olhos postos na vitória, mas o resultado pode não ser conhecido na noite das eleições.

Os candidatos republicanos estão a defender lugares em estados antes considerados como inalcançáveis para os democratas.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas