Putin confirma acordo de "cessar fogo total" entre Arménia e Azerbaijão
O presidente da Rússia, Valdimir Putin, confirmou hoje um acordo entre a Arménia e o Azerbaijão para um "cessar-fogo total" dos combates pelo controlo da região de Nagorno-Karabakh, noticiou a agência France-Presse.
© Reuters
Mundo Nagorno-Karabakh
O acordo está em vigor desde as 21:00 e foi confirmado por Putin, minutos depois de um anúncio semelhante do primeiro-ministro da Arménia na rede social Facebook.
"Em 09 de novembro, o presidente do Azerbaijão [Ilham Aliev], o primeiro-ministro da Arménia [Nikol] Pachinian e o presidente da federação da Rússia assinaram uma declaração de anúncio de um cessar-fogo total e do fim de todas as ações militares na zona do conflito de Nagorno-Karabakh a partir da meia-noite de 10 de novembro, hora de Moscovo", afirmou Vladimir Putin, numa declaração distribuída a vários meios de comunicação.
Minutos antes, o primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinian, informou que ordenou o fim dos combates com o Azerbaijão, que duram desde o final de setembro, pelo controlo da região, numa decisão que considerou "extremamente dolorosa" para si e para o seu povo.
O anúncio de Pashinian acontece depois de as forças do Azerbaijão terem tomado o controlo da cidade-chave de Shushi.
A cidade de Shushi tem um valor militar significativo porque se situa numa região montanhosa cerca de dez quilómetros a sul da capital da região, Stepanakert, e está na estrada principal que liga o Nagorno-Karabakh à Arménia.
A região de Nagorno-Karabakh situa-se dentro dos limites do território do Azerbaijão, mas está sob controlo de forças locais etnicamente arménias, apoiadas pela Arménia, desde 1994.
A última série de combates começou no dia 27 de setembro e deixou centenas de pessoas mortas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com