A reunião foi longa, e, ao final do dia, foram reveladas as novas linhas orientadoras para o combate à Covid-19, em Portugal. António Costa dirigiu-se ao país, para anunciar alguns ajustes às medidas de restrição a que os portugueses vão estar sujeitos, sobretudo nos próximos dois fins de semana. Afirmando que a regra principal é simples - Ficar em casa! - o primeiro-ministro pediu também para se mudar a atitude registada nas últimas semanas e em que a preocupação parece ser "encontrar a exceção para poder fugir à regra".
Assim, e no dia em que Portugal registou o segundo pior registo diário em termos de vítimas mortais, o Governo decidiu colocar mais 77 concelhos na lista de concelhos em risco mais elevado de contágio. A par disso, decidiu também que aos fins de semana, a partir das 13h, todos os estabelecimentos comerciais serão encerrados. A exceção é aplicável apenas a estabelecimentos que já praticavam horários de abertura anteriores às 8h00, como é o caso de padarias, e ainda para consultórios, farmácias, bombas de gasolina e retalho alimentar com porta direta para a rua.
Na luta contra a pandemia, destaque ainda para a entrevista que a diretora da DGS, Graças Freitas, concedeu, esta sexta-feira, e onde admite que as comunicações ao país se têm vindo a tornar mais difíceis. A responsável refere mesmo que o excesso de comunicação "cansa" e ajuda à fadiga pandémica. Graça Freitas falou ainda dos sintomas que devem levar à realização de testes, considerando que o corrimento nasal e a obstrução são muito pouco específicos. Por outro lado, a perda de paladar ou olfato pode ser muito mais determinante para se perceber que a pessoa está infetada. "Se isso acontece, a probabilidade de ser Covid-19 é muito grande. (…) Se for um sintoma mais corrente é muito sensível e implica um rastreio e um diagnóstico diferencial muito grande”, refere.
Consulte nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:
15h37 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo registo.
15h30 - A ministra da Saúde apelou hoje à população que ajude evitar a propagação da Covid-19, cumprindo as normas e medidas já anunciadas, principalmente, por respeito aos profissionais de saúde que continuam a combater a pandemia na linha da frente.
15h25 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, seis óbitos por covid-19, o maior número diário já registado, elevando o total de mortos para 110, num dia em que mais 133 pessoas foram diagnosticadas positivas, anunciou o Ministério da Saúde.
15h20 - Trinta e três das 45 corporações de bombeiros do distrito do Porto entregaram hoje "simbolicamente" as chaves das ambulâncias ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de forma a alertar para as dificuldades logísticas e financeiras do setor.
"A situação é insustentável e coloca em causa a emergência médica. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) não tem apoiado com a quantidade suficiente nos equipamentos de proteção individual (EPIs). Estamos ao serviço do Estado e não estamos protegidos, nem conseguimos proteger as populações", disse o comandante dos Bombeiros Voluntários (BV) de Paredes.
15h19 - A Federação egípcia anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta sexta-feira, que Mohamed Salah foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus.
15h15 - A Câmara de Santa Marta de Penaguião disse hoje que realizou 260 testes de rastreio à covid-19 em instituições do concelho que detetaram 15 casos positivos, dos quais 11 são utentes de um centro de dia.
15h09 - O candidato apoiado pelo PCP às eleições presidenciais de 2021, João Ferreira, disse hoje no Funchal que o Presidente da República deve exigir aos órgãos de soberania solidariedade nacional às regiões autónomas sempre que as situações o exigirem.
14h59 - O setor dos casamentos está "absolutamente paralisado e no limite da rutura", alerta uma empresária do setor numa carta enviada ao primeiro-ministro, onde pede medidas específicas, como um subsídio de ordenado, para manter uma mão de obra "muito especializada".
14h57 - Já começou a Conferência de Imprensa da DGS com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido.
14h49 - Portugal regista, esta sexta-feira, mais 6.653 casos de Covid-19 e 69 mortos. Com esta atualização, Portugal regista, assim, o maior número de contágios diários reportados desde o início da pandemia, sendo que, até hoje, o número mais elevado tinha sido de 6.640 infetados, no dia 7 de novembro.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 13 de novembro. Consulte o relatório completo em https://t.co/GoTLqOwIOA #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #SejaUmAgenteDaSaudePublica #COVID19PT #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/of9SPwhFP9
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) November 13, 2020
14h33 - A GNR recorda que as novas medidas do Estado de Emergência
14h23 - A morte de um casal do lar de Nossa Senhora da Conceição, da Caridade de Ponte de Lima, infetado com o novo coronavírus, fez subir para três os óbitos provocados pelo surto de covid-19.
14h20 - O próximo ano vai ser o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores, decidiu a Assembleia Mundial da Saúde. Os estados-membros da Organização Mundial da Saúde querem assim reconhecer em 2021 "a dedicação e o sacrifício de milhões de profissionais de saúde e cuidadores na linha da frente da pandemia da covid-19" e o seu "papel essencial na garantia da saúde e da prosperidade".
14h17 - A Ordem dos Médicos (OM) alertou o governo para "problemas graves nos centros de saúde" por a mobilização de médicos para o combate à pandemia de covid-19 deixar sem resposta os restantes doentes. O bastonário dos médicos, Miguel Guimarães, pediu ao Ministério da Saúde para encontrar outras alternativas para que a agenda dos médicos de família -- "já antes sobrecarregada com 1.900 doentes" -- não continue a estar "totalmente tomada pelo Trace-Covid, Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios e App StayAway Covid".
14h15 - O Governo cancelou hoje a 16.ª edição do Dia da Defesa Nacional, jornadas de atividades e esclarecimento dos cidadãos maiores de 18 anos sobre as Forças Armadas em todo o país, devido à pandemia de covid-19.
14h04 - O presidente da Câmara de Aljustrel contestou hoje a inclusão do concelho na lista dos 191 municípios classificados como de risco elevado de transmissão da covid-19, considerando que os critérios utilizados assentam num "erro grosseiro".
14h00 - A coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, defendeu hoje "mais apoios" para os setores mais afetados pelas consequências económicas e sociais das medidas do Governo para travar a propagação da pandemia de covid-19.
13h50 - Autoridades de saúde belgas calculam que entre 10 e 20% da população terá anticorpos do novo coronavírus após a atual segunda vaga, e consideram que alcançar uma imunidade de grupo de modo natural custaria quatro vezes mais mortes.
13h40 - À margem de um encontro com empresários do setor do turismo da região Centro, o Presidente Marcelo afirmou aos jornalistas que vai ser importante perceber o "efeito nas pessoas, psicológico e de saúde pública, desta experiência de fechamento muito apertado e em larga medida". E destacou que na próxima semana vai ouvir os partidos sobre a renovação do Estado de Emergência até 8 de dezembro, bem como sobre o Natal que este ano, disse, "é muito longo" porque se celebrará antes de um fim de semana. O objetivo será "ver como gerir essa realidade", vincou o chefe de Estado.
13h28 - "A melhor ajuda que podemos dar aos profissionais de saúde é tudo fazermos para cumprir as regras". O apelo é do primeiro-ministro António Costa: "Quanto menos doentes, estas senhoras e estes senhores, tiverem para tratar, melhores condições terão para trabalhar e para se poderem dedicar aqueles que estão mesmo doentes e que precisam dos seus cuidados".
13h20 - Recurso a moratórias de crédito foi maior nos setores mais afetados. O Banco de Portugal (BdP) informa que foram as empresas dos setores mais afetados pela pandemia que recorreram mais às moratórias de crédito, destacando-se o alojamento e restauração, em que 55% do valor de empréstimos concedidos estavam em setembro abrangidos por moratórias.
13h14 - O concelho de Tavira vai passar a integrar a lista de municípios de risco elevado de contágio, decidiu ontem o Conselho de Ministros. A entrada na lista só acontecerá a partir das 00h de segunda-feira, mas já está a gerar "indignação" pela "surpresa" que causou. "Considerarmos uma injustiça e sentirmos que temos o direito de ser esclarecidos, para podermos esclarecer a população tavirense, enviarei, amanhã, comunicações para Gabinete da Ministra da Saúde e para a DGS a questionar e solicitar esclarecimentos".
13h11 - Pandemia já matou quase 1,3 milhões de pessoas no mundo. No último levantamento realizado pela agência de notícias AFP, com base em dados de fontes oficiais, o novo coronavírus matou, pelo menos 1.294.539 pessoas no mundo. Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado em termos de mortes e casos, com um total de 242.435 mortes em 10.555.469 casos. Segue-se o Brasil com 164.281 mortes e 5.781.582 casos, a Índia com 128.668 mortes (8.728.795 casos), o México com 97.056 mortes (991.835 casos) e o Reino Unido com 50.928 mortes (1.290.195 casos).
Entre os países mais atingidos, a Bélgica é o que tem o maior número de mortes em relação à sua população, com 120 mortes por 100.000 habitantes, seguida do Peru (106), Espanha (87), Brasil (77).
13h04 - 32 infetados em segundo lar da Misericórdia de Ponte de Lima. Entre os casos positivos, 24 são utentes e oito funcionários do lar Cónego Correia, da Misericórdia de Ponte de Lima, informou hoje a Santa Casa daquele concelho do distrito de Viana do Castelo
13h01 - Escola Básica Jorge Barradas em Lisboa fechada após 10 casos positivos. Segundo a associação de pais, sete alunos do 1.º ao 4.º anos e quatro monitores do apoio à família estão infetados.
12h59 - "Dificuldade está em calibrar as medidas". Quem o diz é a candidata presidencial Ana Gomes que destaca a dificuldade de calibrar as medidas de combate à Covid-19 para evitar que os serviços de saúde entrem em rotura e para não matar a economia.
"A dificuldade aqui está em calibrar as medidas para, por um lado, responder às necessidade de saúde e não deixar os serviços de saúde entrarem em rotura e, por outro lado, não matar a economia", afirmou.
12h50 - O enfermeiro mexicano Sergio Humberto Padilla Hernández gravou um vídeo para despedir-se da sua família, momentos antes de ser submetido a uma intervenção para ser entubado. O jovem, doente com Covid-19, acabou por morrer e a sua mensagem já se tornou viral.
Últimas palabras de Sergio Humberto Padilla Hernández, antes de ser intubado y horas después fallecer pic.twitter.com/7Op9RHVTAc
— Ismael (usa el cubrebocas) (@1979_isma) November 7, 2020
12h12 - O presidente executivo da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) considerou hoje que a instabilidade das medidas do Governo está a desgastar os empresários do setor da restauração, que estão a começar a "deixar cair os braços".
"Nós estamos a ter alterações de regras todas as semanas e ontem [quinta-feira] foi um episódio mais deste processo. Isto está a criar um desgaste muito grande no setor, são feridas permanentes que se abrem e é, de facto, muito mau", considerou António Condé Pinto.
12h07 - Uma imagem vale mais do que mil palavras. Um casal de idosos morreu devido à Covid-19 com a diferença de um dia, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, após ambos terem sido hospitalizados com, também, 24 horas de diferença. A unidade de saúde decidiu prestar homenagem ao casal e publicou, esta sexta-feira, na sua página oficial de Facebook, uma fotografia tirada a ambos, na qual se vê o homem e a mulher, de mãos dadas, cada um na sua cama hospitalar.
12h00 - Um professor do Iowa, nos Estados Unidos, foi encontrado morto, no domingo, três dias depois de ter testado positivo à Covid-19. Jason Englert, de 38 anos, foi diagnosticado com a doença numa altura em que um surto local obrigou ao encerramento de escolas e o regresso ao ensino online.
11h18 - A Covid-19 justifica menos de metade das mortes em excesso do último mês face à média dos últimos cinco anos, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua mais recente análise da mortalidade em Portugal.
11h10 - O uso de máscara como forma de proteção contra a Covid-19 é absolutamente fundamental, contudo para muitas pessoas a utilização do acessório é sinónimo de aparecimento de borbulhas sobretudo na zona do queixo. Como evitar isso?
- Evite usar maquilhagem enquanto usa a máscara, já que a peça facilita a penetração de pigmentos dos cosméticos na derme
- Opte por usar uma máscara idealmente feita de algodão, macia e sem um tecido áspero, para que a pele respire.
- Lave as máscaras reutilizáveis com água quente e sabão hipoalergénico.
- Faça uma pausa diária de 15 minutos sem usar máscara a cada 4 horas.Limpe e hidrate o rosto diariamente.
11h00 - O Centro de Saúde de Sines, no distrito de Setúbal, reabriu hoje, após ter fechado devido ao teste positivo ao novo coronavírus de um profissional, disse à agência Lusa a delegada de saúde pública, Fernanda Santos.
10h55 - África registou nas últimas 24 horas mais 233 mortos relacionados com a covid-19, aumentando para 46.505 o total de vítimas mortais do novo coronavírus, que já infetou 1.930.981 pessoas na região, segundo dados oficiais.
10h47 - Os turistas e passageiros que cheguem a Espanha sem teste à covid-19 negativo podem ser sancionados com multas de até 6.000 euros, revelou hoje a Ministra dos Negócios Estrangeiros espanhol.
10h44 - A Comissão Europeia vai equacionar uma revisão da lei sobre viagens organizadas na União Europeia (UE), após dificuldades nos reembolsos em cancelamentos devido à pandemia de covid-19, e defende ações coletivas em tribunal contra empresas que não cumpram.
10h30 - A circulação de comboios Alfa Pendular, Intercidades e InterRegionais vai ser reduzida nos próximos dois fins de semana, na sequência das limitações à circulação nos concelhos de maior risco, anunciou a CP - Comboios de Portugal. De acordo com a lista publicada na página da Internet, vão ser suprimidas mais de 30 ligações de longo curso nos dias 14, 15, 21 e 22 de novembro, e 19 ligações nas linhas do Minho, Douro, Norte e do Oeste. Em contrapartida, a oferta de comboios Regionais e Urbanos não vão sofrer alterações
10h20 - O fundador e CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, parece desconfiado com os testes da Covid-19, contando que fez quatro testes na quinta-feira, dia 12, e que, enquanto dois deles deram positivo, outros dois deram negativo.
Something extremely bogus is going on. Was tested for covid four times today. Two tests came back negative, two came back positive. Same machine, same test, same nurse. Rapid antigen test from BD.
— Elon Musk (@elonmusk) November 13, 2020
10h07 -Um idoso foi detido por violar confinamento obrigatório em Belmonte. O homem foi encontrado a trabalhar, violando o dever de confinamento obrigatório que lhe tinha sido decretado pela Autoridade de Saúde Pública. GNR acompanhou o detido a casa e os factos foram remetidos para o tribunal.
10h05 - A crise sanitária em Nápoles, terceira cidade mais afetada pela pandemia em Itália, está a agravar-se. Foram divulgado um video do interior do hospital de Cardarelli, que mostra o corpo de um homem, alegadamente vítima de Covid-19, filmado dentro de uma casa de banho do hospital. O caso já levou o ministro dos Negócios Estrangeiros a afirmar que a cidade está a "perder o controlo" da pandemia.
#Nápoles Un paciente con #coronavirus fue encontrado muerto en el baño de la sala de emergencias del Hospital Cardarelli. https://t.co/x6oHMrD4sU "Lo filmé porque la situación aquí es terrible" "Pedí ayuda pero nadie me escuchó" Rosario Lamonica #ANSA #Covid_19 #Italia pic.twitter.com/QkwpAX2MqJ
— Sandy Clivati (@sandraclivati) November 12, 2020
09h49 - O grupo parlamentar do PCP entregou, esta quinta-feira, um projeto de resolução, na Assembleia da República, no qual propõe que o Parlamento recomende ao Governo a "retoma da prática desportiva" e a "normalização gradual das competições".
09h42 - Os estabelecimentos comerciais da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, devem encerrar até às 13h00 aos sábados e domingos e até às 22h00 aos dias úteis, durante o período do estado de emergência, anunciou a autarquia.
09h33 - As autoridades da Nova Zelândia instaram 100 mil trabalhadores em Auckland, cidade onde vive um terço da população do país, a ficar hoje em casa, após a deteção de um caso de contágio local de covid-19. O alerta foi feito na quinta-feira, quando as autoridades sanitárias informaram que uma jovem de 20 anos, que teve resultado positivo no teste à doença, esteve a trabalhar numa loja e visitou vários locais no centro da cidade.
09h24 - A Rússia registou um novo máximo diário de casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, registou 21.983 novos infetados. Morreram ainda 411 pessoas, com o país a registar agora um total de 32.443 de vítimas mortais.
09h00 - A China voltou a detetar o vírus Covid-19 em alimentos importados do Brasil. Uma análise realizada em Wuhan a uma embalagem com carne congelada importada do Brasil deu positivo para o novo coronavírus, informou hoje a Comissão de Saúde daquela cidade chinesa, onde foram detetados os primeiros casos de covid-19.
08h40 - Investigadores do Museu Americano de História Natural, nos Estados Unidos, detetaram um gene 'escondido' no novo coronavírus que parece ter contribuído para a sua biologia particular e poder pandémico. Esse será o gene ORF3d, que estimula uma forte resposta de anticorpos nos doentes que sofrem de Covid-19, provando que a sua proteína é produzida durante a infecção.
08h30 - Peter Sutcliffe, um serial killer que ficou conhecido como o estripador de Yorkshire, morreu, aos 74 anos, vítima de Covid-19. O criminoso morreu no Hospital Universitário de North Durham, a poucos quilómetros do estabelecimento prisional onde estava a cumprir pena de prisão pela morte de 13 mulheres.
Peter Sutcliffe, the serial killer known as the Yorkshire Ripper who was serving a whole life term, for murdering 13 women, has died https://t.co/ORtlJpcboN
— BBC News (UK) (@BBCNews) November 13, 2020
08h00 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado oito casos novos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.
07h20 - A Alemanha atingiu, esta sexta-feira, um novo máximo de número de infetados em 24 horas. Só no último dia, o país regista 23.542 novos casos de infeção por Covid-19. Há ainda 218 mortos a registar.
07h07 - A Índia registou 44.879 casos de covid-19 e 547 mortos nas últimas 24 horas, com a capital indiana, epicentro atual da pandemia, a contabilizar 7.053 novas infeções, segundo dados oficiais.
Em entrevista à Lusa, Graça Freitas admite, ainda, que a comunicação com os portugueses já foi mais fácil e critica excesso de informação sobre a Covid-19, que é transmitida por agentes políticos, media, pelas "pessoas que têm o maior tempo de antena de todas, que são os jornalistas (…) e, depois, temos os vossos convidados, os peritos e não peritos, todas as pessoas que opinam, os negacionistas, os catastrofistas, os de todos os quadrantes que se tornaram lideres de opinião”. O excesso de informação ajuda à fadiga pandémica, considera.
07h05 - O México registou 626 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 5.658 infetados nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 97.056 e de casos para 991.835, anunciaram as autoridades de saúde.
07h02 - Os Estados Unidos registaram 142.363 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os 10,5 milhões de infeções desde o início da pandemia, além de 1.764 mortos, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
07h01 - O Governo clarificou, esta quinta-feira, as limitações à circulação nos próximos dois fins de semana nos concelhos de risco mais elevado de contágio e anunciou que mais 77 municípios passarão a integrar a lista a partir de segunda-feira. Confira aqui as regras que estão atualmente em vigor e as que vão estar em breve, e onde!
07h00 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, esta sexta-feira. Clique aqui para conferir as atualizações de quinta-feira, relativamente à pandemia do novo coronavírus.