Elaine Lebar tocou piano durante quase 90 anos. A música sempre fez parte da sua vida e nem mesmo a demência de que padece lhe tirou o gosto ou lhe 'roubou' as pautas da memórias.
Segundo o Metro britânico, a idosa frequentou uma Escola Secundária de artes, em Nova Iorque, um bacharelato em música pelo Colégio de Brooklyn e um mestrado em Educação Musical na Universidade de Missouri. Dedicou a sua vida a atuar, a compor e fez até participações como jurada.
Há dez anos, Elaine começou a mostrar os primeiros sinais de demência e, em 2017, teve de se mudar para um lar. "Notámos que ela precisava de uma atenção constante", conta a filha, explicando o motivo pelo qual a mãe foi colocado num centro para idosos.
Contudo, embora tenha perdido as memórias a curto-prazo, Elaine não se esquece da sua música. Prova disso é a forma como, ao se sentar ao piano, a música flui.
Para manter a sua paixão viva, a filha faz questão que todas as semanas, a mãe toque piano para os seus colegas. E apesar de muitas vezes Elaine dizer que não se lembra das notas que tem de tocar, ao colocar as mãos sobre as teclas, a música 'acontece' quase sozinha.
"Embora a música tenha sido sempre importante na sua vida, agora é realmente a única coisa que faz sentido", refere a filha.
O vídeo de Elaine a tocar piano surge uma semana depois de um outro vídeo comovente ter mostrado uma antiga bailarina, que sofre de Alzheimer, a reagir à audição de 'Lago do Cisne', de Tchaikovsky, peça que interpretou inúmeras vezes durante a juventude.