Os anúncios publicitários "são duros, mas necessários". Foi desta forma que a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, caracterizou a nova campanha de publicidade contra a Covid-19. O objetivo? Transmitir aos cidadãos a importância do cumprimento das medidas sanitárias.
A campanha de sensibilização, que é simples mas impactante, transmite os efeitos possíveis de não se cumprir as regras decretadas pelas autoridades de saúde.
Cada vídeo partilha uma situação. "Contagiei o meu amigo porque saí da quarentena para ir a uma festa. Vamos ver quando [é que ele] sai dos Cuidados Intensivos", diz um jovem num dos vídeos.
"Para a minha avó será a última reunião familiar, contagiei-a no outro dia, foi enterrada hoje", ouve-se num outro vídeo.
Saltarte la cuarentena puede acabar con tu mejor amigo en la UCI. #NoTeSaltesLaVida pic.twitter.com/TRvIWzMvwl
— Comunidad de Madrid (@ComunidadMadrid) November 16, 2020
Extrema la precaución en cada reunión familiar para que no sea la última a la que acude tu abuela. #NoTeSaltesLaVida pic.twitter.com/EPMT1ahxYx
— Comunidad de Madrid (@ComunidadMadrid) November 16, 2020
Os vídeos da campanha foram emitidos em todos os canais e nas redes sociais em Espanha, mas a mensagem chegará também à imprensa escrita, à rádio e às ruas, reporta o jornal ABC.
"Todo o esforço que temos feito na Comunidade de Madrid tem frutos, mas há que ir mais longe. Não vale de nada se os cidadãos não nos ajudarem", disse Ayuso.
A campanha publicitária, que custou mais de três milhões de euros, é "necessária" mesmo que a região tenha conseguido diminuir o número de casos nas últimas semanas.