Milhões de americanos já estão a viajar para casa para celebrar o feriado do dia de Ação de Graças, apesar dos avisos contrários por parte das autoridades de saúde norte-americanas.
O Dia de Ação de Graças acontece anualmente na quarta quinta-feira de novembro, calhando este ano no dia 26, e é o maior feriado familiar nos Estados Unidos.
De acordo com a agência de notícias AP News, de sexta-feira a domingo, passaram três milhões de pessoas pelos aeroportos dos Estados Unidos. Contudo, o número é cerca de metade do habitual nesta altura.
Muitos dos viajantes não querem deixar de estar com a família nesta altura e acreditam que podem fazê-lo em segurança, reporta a agência. Nas redes sociais, foram partilhados vídeos de aeroportos norte-americanos repletos de pessoas.
I'm an ER doctor in Arizona and our hospitals are being overwhelmed with COVID19. 7.4 million people & only 174 ICU beds left with healthcare workers calling out sick. Our pleas for help have fallen on selfish deaf ears - this is Phoenix airport @dougduceypic.twitter.com/7iLbngxHNp
— Cleavon MD (@Cleavon_MD) November 21, 2020
Na passada semana, o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) dos EUA pediu aos norte-americanos para não viajarem no feriado do dia de Ação de Graças, por causa da pandemia de Covid-19.
"O CDC recomenda que não viaje durante o dia de Ação de Graças", disse Henry Walke, líder daquele centro, durante uma conferência de imprensa, acrescentando que "não se trata de uma ordem, mas de uma recomendação".
O Governo federal do Presidente Donald Trump não impôs nenhuma contenção ou limite de movimentação para esta data festiva, deixando a decisão aos 50 estados e territórios americanos.
Leia Também: AO MINUTO: Portugal supera marca dos 4 mil mortos; Mais de 500 em UCI