O Departamento de Gestão do Território do Utah confirmou, este sábado, que desapareceu o misterioso monólito de metal encontrado, em 18 de novembro, numa zona remota do deserto daquele Estado norte-americano.
"Recebemos relatos credíveis de que aquela estrutura ilegalmente instalada, chamada de 'monólito', foi retirada", afirmou a autoridade, em comunicado.
De acordo com o departamento, o monólito terá sido removido por desconhecidos durante a noite de sexta-feira.
A autoridade ainda adiantou que não investiga crimes relacionados com propriedade privada, mas que será iniciada uma investigação pela força policial local.
O monólito foi descoberto por uma equipa da Divisão de Recursos da Vida Selvagem do Utah. O objeto foi encontrado quando uma equipa desta autoridade sobrevoava o local de helicóptero, com o objetivo de contabilizar a população de carneiros selvagens na região.
Até hoje, desconhece-se a origem da estrutura. Ainda assim, várias teorias têm sido discutidas no espaço público, nos últimos dias. Há quem defenda que o monólito foi instalado por extraterrestres ou por um fã do filme de fição científica '2001: Odisseia no Espaço', de Stanley Kubrick. No entanto, a hipótese com mais consenso é de que se trata de uma instalação artística.