A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deverá aprovar o uso da vacina da Pfizer e da BioNTech antes do Natal. Segundo uma fonte do governo alemão revelou à Reuters, esta terça-feira, o próximo dia 23 de dezembro seria o apontado para o efeito. No entanto, pouco mais tarde o próprio regulador anunciou que antecipou a reunião de revisão da vacina para 21 de dezembro, o que significa que poderá aprovar logo nesse dia o uso da vacina na União Europeia.
A Agência Europeia do Medicamento tinha dito no início deste mês que planeava emitir o seu parecer sobre esta vacina até 29 de dezembro e sobre a da Moderna até 12 de janeiro.
Já ontem, o ministro da Saúde alemão tinha pressionado a Agência Europeia do Medicamento a aprovar a vacina antes do Natal para que a população começasse a ser inoculada antes do final do ano.
A vacina da Pfizer já está a ser utilizada em países como os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, após aprovação dos seus reguladores.
A Agência Europeia do Medicamento, que avalia os medicamentos e vacinas para os países da União Europeia. A Comissão Europeia terá depois a decisão final, mas segue normalmente as recomendações da EMA.
[Notícia atualizada às 12h10]
Leia Também: Portugal paga 11,2 milhões a fundo europeu para garantir vacina