AO MINUTO: Óbitos devem diminuir para a semana. 69 mil casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícia

© Getty Images

Mafalda Tello Silva
17/12/2020 15:42 ‧ 17/12/2020 por Mafalda Tello Silva

Mundo

Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 87 mortes e 4.320 novos casos de Covid-19. Com esta atualização, divulgada esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o país passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 5.902 óbitos e 362.616 casos do novo coronavírus.

No âmbito da sétima renovação do Estado de Emergência no país, o Conselho de Ministros vai reunir-se esta tarde, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, para rever as medidas de combate à Covid-19 que irão vigorar entre 24 de dezembro e 7 de janeiro. António Costa participará na reunião por videoconferência, uma vez que está desde hoje em isolamento profilático preventivo, depois de ter estado na quarta-feira, em Paris, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo ao novo coronavírus.

Entretanto, no Parlamento, foi aprovado esta tarde o pedido de autorização da renovação do Estado de Emergência .

Ainda por cá, a ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou esta manhã que Portugal deverá dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19 entre 27 e 29 de dezembro, em linha com o que foi anunciado pela Comissão Europeia.

Consulte os mapas interativos da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 -Termina aqui o registo desta quinta-feira.De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para aLinha SNS24 - 808 24 24 24.

23h44 -Pandemia aumentou o número de mortes por overdose nos EUA. As mortes provocadas por overdose aumentaram nos Estados Unidos desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades sanitárias norte-americanas, que apelaram à necessidade de garantir acesso a cuidados médicos apesar do SARS-CoV-2.

23h34 -Comunidades nativas dos Estados Unidos já estão a ser vacinadas.A vacina contra o novo coronavírus já está a ser administrada em várias comunidades nativas dos Estados Unidos, que se encontram entre as "populações mais vulneráveis" à pandemia de Covid-19, confirmaram hoje responsáveis indígenas.

23h21 -Coca-Cola vai eliminar mais de 2 mil postos de trabalho em todo o mundo.O grupo Coca-Cola anunciou hoje que vai eliminar 2.200 postos de trabalho a nível global, no âmbito de uma restruturação que a multinacional está a fazer e que foi acelerada por causa da pandemia.

23h10 -EUA doam equipamento de proteção a centro de investigação moçambicano.O Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA) doou equipamento de proteção individual, avaliado em 75 mil dólares (61 mil euros), a um centro de investigação de saúde moçambicano, anunciou hoje a entidade em comunicado.

22h55 -EUA: Comissão independente recomenda autorização para vacina da Moderna.Uma comissão consultiva independente da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, em inglês), recomendou hoje que este órgão regulador dos Estados Unidos conceda uma autorização urgente para a comercialização da vacina da Moderna contra a Covid-19.

22h25 -Brasil reporta 1.092 óbitos no último dia, maior número em três meses.O Ministério da Saúde brasileiro reportou esta quinta-feira mais69.826 casos deinfeçãopor novocoronavírus.O número total de casos confirmados no país, desde 26 defevereiro, é agora de 7.110.434,segundo o site da tutela. São ainda reportadas mais 1.092 mortes nas últimas 24 horas, o maior registo diário deóbitosdesde 15 desetembro(1.113), há três meses.

22h14 -Previsões apontam para diminuição de óbitos na próxima semana.O número de óbitos associados à Covid-19 deve começar a baixar na próxima semana, indicou hoje o primeiro-ministro, António Costa, com base em "relatórios prospetivos" de especialistas, apesar de admitir que as previsões "são muito incertas".

22h04 -Guterres apela a países ricos para apoiarem os pobres com vacinas.O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje aos países ricos para apoiarem os pobres na aquisição de vacinas para combater a pandemia de Covid-19. Guterres, citado pela agência noticiosa Associated Press (AP), indicou que o programaCovax, apoiado pelaONU, necessita de 5.000 milhões de dólares (cerca de 4.100 milhões de euros) até ao final dejaneirode 2021.

21h57 -Madeira regista 18 novos casos e tem um total de 307 situações ativas.A direção de Saúde da Madeira registou hoje na região 18 novos casos positivos de Covid-19, totalizando 307 situações ativas, das quais 72 são importados e 235 são de transmissão local.

21h43 -EMA antecipa reunião para avaliar vacina da Moderna.A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou hoje uma reunião extraordinária em 6 de janeiro para concluir a avaliação da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Moderna.

21h28 -Lista de concelhos por nível de risco foi atualizada. Conheça-a aqui.

21h19 -Sanado surto no Lar de Mós em Torre Moncorvo.As autoridades de Saúde Pública deram como recuperadas as 19 pessoas, entre utentes e funcionários, infetadas pelo SARS-CoV-2 no Lar de Mós, no concelho de Moncorvo, distrito de Bragança, disse hoje à Lusa fonte da direção da Instituição.

21h17 -'Task force' estima 950 mil pessoas vacinadas até abril.As primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão a Portugal a 24 ou 26 de dezembro e estima-se que até abril sejam vacinadas 950 mil pessoas, anunciou hoje o coordenador da 'task force´ do Plano de Vacinação.

21h12 -Zonas pedonais temporárias na Baixa do Porto suspensas até final do ano.A Câmara do Porto decidiu suspender, de forma provisória, as zonas pedonais temporárias de fim de semana na Baixa, devido ao recolhimento obrigatório decretado para a cidade aos fins de semana, a partir das 13h00.

21h10 -Pandemia transforma jantar solidário no Porto em distribuição de kits.O Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto (CCDTCMP) cumpriu hoje a tradição da ceia de Natal para os sem-abrigo e carenciados da cidade, não com um jantar, mas com a distribuição de 'kits".

21h06 -Angola contabilizou três mortes e 77 novos casos.Angola registou mais três mortes, 77 novos casos positivos de Covid-19 e 72 doentes recuperados, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano.

21h00 -População vai ser convocada por SMS para ser vacinada. De acordo com o plano desenhado pela 'task force', aconvocação para a toma da vacina contra aCovid-19 deverá ser feita porSMS, avança aTVI24. De lembrar que tanto o primeiro-ministro, António Costa, como a ministra da Saúde, Marta Temido, apontaram entre os dias 27 a 29 para o início da campanha de vacinação.

20h53 - Novas medidas?O Conselho de Ministros informou esta noite que "atualizoualista dos concelhos de risco,manteve as regras anteriormente definidas para o período do Natal e procedeu ao agravamento das medidas para o período do Ano Novo". Conheça aquias todas as medidas e atualizaçõesaqui.

20h48 -Vacinas serão distribuídas sob proteção policial em Espanha.Espanha vai proceder à administração da vacina da Pfizer/BioNTechcontra aCovid-19 entre os dias 27 e 29 dedezembro, ao mesmo tempo que os restantes países da União Europeia.Segundo o jornal El País, ainda não se conhece o número de doses que será entregue ao país, mas sabe-se que serão transportadas para 50 locais diferentes e que serão distribuídas comproteçãopolicial.

20h36 - Recolhimento obrigatório no Ano Novo é para todo o país. Ainda em conferência de imprensa, António Costa esclareceu que as restrições para a Passagem de Ano serão aplicadas em todo o território nacional. "Esta medida só é eficaz se for igual em todo o país", sublinhou, acrescentando que os horários do comércio não vão sofrer alterações.

20h19 - Governo dá passo atrás e aperta medidas no Ano Novo. "Temos que cortar totalmente as celebrações de Ano Novo", acaba deafirmar oprimeiro-ministro António Costa ao país, anunciando que irá entrar em vigor umrecolher obrigatório no dia 31 a partir das 23h e nos dias seguintes 1, 2 e 3 a partir das 13h "em todo o país e em todos os concelhos", esclareceu. Segundo o Chefe do Governo, "não estamos no ponto em que desejávamos estar". A ideia, explicou ainda o primeiro-ministro, é de proteger o Natal "sacrificando a Passagem de Ano".

No Natal, alertou ainda o primeiro-ministro, "devemos estar à mesa apenas o tempo estritamente necessário" e estar "de máscara"."Temos de celebrar o Natal com todo o cuidado", acrescentou, confirmando que as medidas para este período se mantêm.

Veja aqui a declaração:

19h52 - Terminou Conselho de Ministros.Terminou o Conselho de Ministros e, pelas 20h15,o primeiro-ministro fará uma declaração ao país. Em cima da mesa estão as medidas para o próximo Estado de Emergência que vigorará entre 24 e 7 de janeiro. A TVIavança que pode vir aí um recolher obrigatório em todo o país às 23h da noite de Passagem de Ano, ou seja na noite de 31. E nos dias seguintes, 1, 2 e 3 esse recolher obrigatório será Às 13h, independentemente do grau de risco de cada concelho.

19h32 - Vacinação entre 27 e 29 "começando por cuidar de quem cuida de nós". O primeiro-ministro partilhou uma mensagem no Twitter onde reiterou que o Executivo espera que "a campanha de vacinação em Portugal seja o início da luz ao fundo do túnel".

19h22 - Insolvências sobem 2,2% e constituições recuam quase 25% até novembro. As insolvências aumentaram 2,2%, até ao final de novembro, face a igual período do ano passado, e a criação de novas empresas desceu 24,6%, segundo dados da Iberinform, filial da Crédito y Caución, hoje divulgados.

19h09 - Science elege desenvolvimento rápido de vacinas como avanço de 2020. A revista científica Science elegeu como avanço de 2020 o "desenvolvimento rápido de vacinas eficazes" contra a Covid-19, uma doença respiratória provocada por um novo coronavírus e que se tornou pandémica.

19h02 - Número de casos diários em França volta a subir acima de 18 mil. França registou nas últimas 24 horas 18.254 novos casos infeção com o novo coronavírus, o que eleva para 2.427.316 o número de casos no país desde o início da pandemia, segundo o diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon. Desde quarta-feira houve ainda 258 novas mortes em meio hospitalar devido à covid-19, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 59.619, segundo dados avançados hoje pelas autoridades de saúde.

18h47 - Mais 44 casos positivos em Cabo Verde nas últimas 24 horas. Cabo Verde registou mais 44 casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando a 11.502 as infeções acumuladas desde 19 de março, informou hoje o Ministério da Saúde e Segurança Social.

18h10 - Nyusi pede que a Moçambique continue a observar as medidas de prevenção. O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, pediu hoje que os moçambicanos continuem a observar as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, considerando que o país está a fazer contactos para obtenção da vacina, mas o processo vai levar tempo.

18h04 - Espanha notifica mais 181 mortes e 12.131 novos casos no último dia. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quinta-feira, um acréscimo de 181 óbitos e 12.131 casos de contágio ao balanço total, uma ligeira subida em relação ao dia anterior, no que diz respeito aos contágios, (11.078). O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 1.785.421 desde o início da pandemia em Espanha.

17h56 - Reino Unido com 35 mil novos casos, 11 mil não tinham sido notificados. O Reino Unido registou 532 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e 35.383 novos casos, embora este número inclua cerca de 11 mil que não foram contabilizados por erro no País de Gales na semana passada, segundo o Ministério da Saúde britânico.

17h47 - Pedro Sánchez com resultado negativo mas mantém quarentena. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de quarentena até 24 de dezembro após um encontro com o Presidente francês, Emmanuel Macron, na segunda-feira, teve resultado negativo num teste ao novo coronavírus realizado hoje.

17h44 - Máscaras, luvas e desinfetantes omnipresentes nas mesas de voto. As eleições Presidenciais de janeiro vão ter máscaras, viseiras, luvas, batas e álcool e outros produtos sanitários omnipresentes na altura da votação, tal como já tinha sucedido nas regionais dos Açores.

17h37 - Presidenciais: Já há datas para votos antecipados ou em quarentena. As eleições para a Presidência da República estão marcadas para 24 de janeiro, mas a votação vai começar a 12 para cidadãos deslocados no estrangeiro e até 20 serão recolhidos os votos das pessoas profilaticamente isoladas pela Covid-19.

17h33 - Brasil destina 3,2 mil milhões para compra de vacinas e insumos. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assinou hoje uma medida provisória destinando 20 mil milhões de reais (3,2 mil milhões de euros) para compra de vacinas e insumos a usar na campanha de imunização do país contra a Covid-19.

17h20 - Presidente da República renova Estado de Emergência e pede bom senso no Natal. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou hoje a renovação do Estado de Emergência por mais 15 dias, até 7 de janeiro, e pediu aos portugueses bom senso na celebração do Natal.

"Ao renovar, até 7 de janeiro de 2021, o Estado de Emergência, quero recordar o contrato de confiança que essa renovação pressupõe entre todos os portugueses, ou seja, entre todos nós. Ou celebramos o Natal com bom senso, maturidade cívica e justa contenção, ou janeiro conhecerá, inevitavelmente, o agravamento da pandemia, de efeitos imprevisíveis no tempo e na dureza dos sacrifícios e restrições a impor", lê-se na mensagem do Chefe de Estado, divulgada na página oficial da Presidência.

17h14 - António Costa testa negativo às Covid-19. Após ter estado em contacto com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que se encontra infetado com o novo coronavírus, António Costa testou negativo esta tarde à Covid-19, revelou, em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro.

17h03 - Cruz Vermelha pede inclusão dos migrantes nas campanhas de vacinação. A Cruz Vermelha Internacional pediu hoje que os migrantes sejam incluídos nas campanhas nacionais de vacinação contra a Covid-19, advertindo que estes não podem ser remetidos para segundo plano na estratégia de combate contra o novo coronavírus.

16h44 - Infeção de Macron motiva quarentenas de cinco líderes europeus. Pelo menos cinco líderes da União Europeia entraram em quarentena por terem estado nos últimos dias com o presidente francês, Emmanuel Macron, que hoje se confirmou estar infetado com Covid-19. Os chefes dos governos português, António Costa, belga, Alexander de Croo, espanhol, Pedro Sánchez, e luxemburguês, Xavier Bettel, bem como o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, isolaram-se voluntariamente, por precaução.

16h25 - Itália reporta 683 mortes e 18 mil casos nas últimas 24h. A Itália registou um aumento no número diário de novos casos e de óbitos em relação ao dia anterior, designadamente, 683 mortes e mais de 18 mil novos casos. O país totaliza mais de 1,9 milhões de casos de infeção confirmados.

16h12 - Madeira dá parecer favorável a renovação do Estado de Emergência. A Assembleia da Madeira deu hoje parecer favorável ao prolongamento do Estado de Emergência devido à pandemia da Covid-19, colocando em dúvida a competência do Presidente da República para mencionar a criminalização em caso de desobediência.

16h03 - Nunca é demais lembrar. O Serviço Nacional de Saúde partilhou esta tarde um pequeno vídeo, no qual recorda as regras essenciais de prevenção à Covid-19. Ao lado da DGS, o SNS pede que não se esqueça de: lavar frequentemente as mãos, respeitar o distanciamento social, cumprir a etiqueta respiratória e de utilizar a app Stayway Covid.

15h56 - Efeito da Covid-19 na economia?Sete em cada 10 portugueses estão pessimistas relativamente aos efeitos da pandemia na economia nacional, de acordo com um estudo da UPPartner, desenvolvido em parceria com a Amint e a Multidados.

"Este pessimismo é transversal a todas as idades e situações laborais. Como não há uma perspetiva de uma retoma ou um regresso à normalista a curto prazo, os portugueses estão já a fazer contas e a decidir onde podem reduzir as suas despesas", pode ler-se num comunicado enviado às redações.

15h54 - Baixo Alentejo sem médicos de saúde pública. A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) já está sem médicos de saúde pública, porque os dois únicos que tinha saíram, mas a resposta à Covid-19 está "controlada", disse hoje à Lusa a presidente da entidade.

15h52 - Moçambique regista mais 113 casos e sobe total para 17.256. Moçambique registou mais 113 casos positivos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, subindo o total para 17.256, mantendo-se com 145 mortos, anunciou o Ministério da Saúde.

15h49 - Renovação do Estado de Emergência aprovada em Parlamento. Acabou de ser votado e aprovado, na Assembleia da República, o projeto de decreto para a renovação do (sétimo) Estado de Emergência do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que irá produzir efeito entre 24 de dezembro e 7 de janeiro em todo o território nacional.

A 'passagem' do diploma estava garantida graças aos votos favoráveis já anunciados de PS e PSD

15h46 - Europa é o primeiro continente com mais de meio milhão de mortes. A Europa tornou-se hoje a primeira região do mundo a registar mais de meio milhão de mortes com Covid-19, de acordo com uma contagem efetuada pela agência France-Presse (AFP), com base em dados das autoridades de saúde.

15h37 - Situação no Algarve "não é tão confortável" como devia ser antes da época festiva. A delegada regional de saúde do Algarve disse hoje que o controlo da pandemia de covid-19 na região ainda "não é tão confortável" como seria desejável antes da época festiva, pedindo cuidados redobrados nas próximas semanas.

15h23 - Vinte pessoas detidas por desobediência e 359 coimas aplicadas. As forças de segurança detiveram 20 pessoas pelo crime de desobediência entre 23 de novembro e 08 de dezembro, aplicaram 359 coimas e encerraram 38 estabelecimentos, durante este período do estado de emergência decretado devido à pandemia.

15h11 - Setores da construção e imobiliário têm sido "dos mais resilientes". Os setores da construção e do imobiliário têm sido "dos mais resilientes" durante a pandemia de Covid-19 e encaram o futuro com "tranquilidade cautelosa", afirmaram hoje os dirigentes das associações setoriais.

15h06 - Investimento imobiliário comercial recupera para níveis pré-covid em 2022. O volume de investimento imobiliário comercial europeu deverá começar a recuperar em 2021, após uma quebra de 25% em 2020, e atingir os níveis pre-covid até à segunda metade de 2022, divulgou hoje a consultora CBRE.

15h00 - Acompanhe em direto o debate e votação sobre a renovação do Estado de Emergência na Assembleia da República:

Leia Também: AO MINUTO: Ministra confirma data para vacinação. Mais 87 mortos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas