AO MINUTO: "Dias mais escuros" não chegaram; 188 mil mortes no Brasil
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Getty Images
Mundo Coronavírus
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, que deu conta de 2.436 novos casos de Covid-19 e 63 mortes nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal contabiliza 378.656 casos de infeção e 6.254 óbitos. O país ultrapassou hoje a marca dos 300 mil recuperados.
Atualmente, há 67.577 casos ativos, o número mais baixo de casos ativos desde o dia 5 de novembro.
Na conferência de imprensa desta terça-feira, Graça Freitas, a diretora-geral da Saúde, disse que, no geral, mantém-se "uma tendência epidémica decrescente".
Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus (18 milhões de casos e 319 mil vítimas mortais), têm quase o dobro do número de contágios da Índia, o segundo país com mais infeções.
Nestes mapas interativos pode consultar a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
00h00 -Boa noite! Este registo termina aqui, mas retomaremos o acompanhamento AO MINUTO na manhã de quarta-feira. Já sabe, siga as recomendações das autoridades de saúde e, em caso de sintomas, contacte:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt
23h52 - A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, pediu desculpas por ter quebrado as regras impostas no combate à Covid-19, revela o The Guardian.
O jornal The Scottish Sun publicou uma fotografia de Nicola Sturgeon sem máscara, embora respeitasse o distanciamento social, durante um velório.
"Na sexta-feira passada, enquanto marcava presença num velório, tirei a minha máscara brevemente. Foi um erro estúpido e lamento muito. Falo todos os dias sobre a importância das máscaras, por isso não vou apresentar desculpas", disse a líder escocesa.
23h25 - A Califórnia registou meio milhão de casos de Covid-19 em duas semanas, de acordo com o The Guardian. O estado norte-americano pode enfrentar agora um cenário de quase 100 mil internamentos no espaço de um mês.
23h16 - Mais de 2.400 empresas de comércio e restauração e agentes culturais já pediram apoios à Câmara de Lisboa no âmbito do programa Lisboa Protege, para mitigar os impactos da pandemia, tendo hoje sido feitos os primeiros 119 pagamentos.
22h15 - Joe Biden advertiu hoje que os "dias mais escuros na batalha" contra a pandemia ainda não chegaram, "por mais frustrante que seja de ouvir", e que muitas pessoas ainda poderão morrer, apesar de haver vacinas.
"Os nossos dias mais escuros na batalha contra a Covid-19 estão à nossa frente, não atrás de nós, por isso temos de nos preparar. Por mais frustrante que seja de ouvir, vai ser precisa paciência, persistência e determinação para vencer este vírus", salientou o presidente eleito dos Estados Unidos.
"Os especialistas dizem que as coisas vão piorar antes de melhorarem, não obstante do facto de termos a vacina", sustentou Biden, acrescentando que a administração que toma posse no final de janeiro, "vai começar a fazer o seu papel no primeiro dia".
Tune in as I deliver remarks ahead of the holiday. https://t.co/NScn1mPn0P
— Joe Biden (@JoeBiden) December 22, 2020
22h05 - A Madeira regista hoje 42 novos casos positivos de Covid-19, contabilizando a região um total de 348 ativos, sendo 110 importados e 238 de transmissão local, informou a autoridade de saúde do arquipélago.
22h03 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a atribuição de compensações financeiras proporcionais aos prejuízos que se vão verificar no Natal e Ano Novo, face à pandemia de Covid-19.
A AHRESP considerou ser necessário alterar os mecanismos de cálculo da compensação financeira, aplicando-o à quebra efetiva por comparação às receitas verificadas no mesmo período do ano anterior.
22h01 - O governo britânico alertou hoje as empresas de transportes para não enviarem para já camiões em direção a Kent, o condado inglês onde fica o porto de Dover, apesar de a França ter avançado que irá reabrir à meia-noite a travessia do canal da Mancha.
21h59 - O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, declarou hoje que nos centros comerciais do Funchal, onde houve incumprimento das regras preventivas para a Covid-19, está agora "tudo posto na ordem", assegurando que será intensificada a fiscalização.
21h56 -O Ministério da Saúde brasileiro divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, que deu conta de 55.202 novos casos de Covid-19 e mais 968 óbitos.O Brasil totaliza nesta altura 7.318.821 casos confirmados e 188.259 vítimas mortais.
Desde o início da pandemia 6,3 milhões de pessoas já recuperaram da Covid-19 no Brasil.
Brasil registra 968 mortes por Covid-19, se aproxima de 190 mil óbitos causados pelo coronavírus (188.259) e tem 55.202 novos diagnósticos nas últimas 24h, informa o Ministério da Saúde
— Negrisoli (@lucasnegrisoli) December 22, 2020
Total de casos confirmados pela pasta até esta terça é de 7.318.821. Minas ultrapassa 500 mil pic.twitter.com/wSHEwI1JhY
21h30 - Um surto de Covid-19 num lar em Vendas Novas, no distrito de Évora, já infetou 21 utentes e nove funcionários e registaram-se dois óbitos associados à doença, disse hoje o presidente do município, Luís Dias.
20h07 - O Parlamento aprovou hoje o diploma do PSD que renova por mais três meses o uso obrigatório de máscara em espaços públicos, medida que vigora em Portugal desde 28 de outubro e que terminaria no dia 5 de janeiro.
20h05 - O Governo decidiu hoje dispensar os profissionais de saúde com Covid-19 de apresentarem provas de causalidade entre a doença e o exercício da atividade profissional.
20h02 -França vai abrir a fronteira com o Reino Unido, mas apenas para os seus cidadãos e para profissionais como os camionistas, avança a France Info. Cidadãos estrangeiros com residência permanente em França também vão poder regressar ao país.
No entanto, a passagem do Canal da Mancha vai depender da apresentação de um teste negativo à Covid-19.
As restrições às viagens de e para o Reino Unido foram impostas na sequência da descoberta de uma nova variante do coronavírus em território britânico.
19h55 - A Direção-Geral da Saúde francesa referiu esta terça-feira que foram identificados 11.795 novos casos de Covid-19 e morreram 802 pessoas no espaço de 24 horas.Em termos acumulados, França perfaz 2.490.946 contágios e 61.702 mortes.
As autoridades de saúde indicaram que 1.594 pessoas recuperaram da Covid-19 desde ontem, tendo aumentado desta forma o total de recuperações para 186.058.
18h54 - O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, deixou hoje "bravos" às escolas, professores, pessoal não docente, alunos e famílias pela forma como decorreu o primeiro período de ensino presencial em tempos de pandemia, mas não respondeu a qualquer pergunta da oposição.
18h36 - O Governo decidiu hoje manter as medidas previstas para o Natal e o Ano Novo, apesar da nova estirpe do coronavírus, apelando a que as "festividades natalícias tenham o menor número de pessoas possível" e ao cumprimento das regras.
No briefing após o Conselho de Ministros de hoje, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, reiterou "a mensagem de que este Natal é um Natal muito diferente de todos os outros" e que "cabe a todos" a proteção das famílias e da comunidade.
18h23 - Em isolamento profilático, António Costa transmitiu esta terça-feira, através de videoconferência, os desejos de Boas Festas a Marcelo Rebelo de Sousa.O primeiro-ministro frisou que este "este será um Natal diferente para todos nós".
"Vamos ter que ter um Natal com muito cuidado. Eu sou um bom exemplo disso: bastou um almoço com uma pessoa contaminada para, apesar de esperar não estar doente, ter de ficar 14 dias em isolamento", constatou o chefe do Executivo.
18h13 - O número de casos de Covid-19 no surto no lar da Misericórdia de Alcáçovas, em Viana do Alentejo (Évora), subiu de 34 para 66, com a deteção de mais utentes e funcionários infetados, revelou hoje o provedor.
17h53 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou esta terça-feira que 10.654 pessoas testaram positivo para o coronavírus e que 260 pessoas morreram devido à Covid-19 no último dia. Espanha acumula 1.829.903 casos positivos e 49.520 vítimas mortais.
Actualización de datos de #COVID19https://t.co/KRJPSezJvy
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) December 22, 2020
Infografías y otros materiales sobre el #coronavirus:https://t.co/dzocoyr8qR pic.twitter.com/F1tLxtZfbi
17h21 - Foram detetados nos Países Baixos dois casos da nova estirpe do SARS-CoV-2, segundo o El País. O Ministério da Saúde holandês informou que os dois casos foram identificados na região de Amesterdão.
Uma das pessoas que contraiu esta nova variante tinha viajado para o Reino Unido, mas a outra pessoa infetada não. Ambos os casos estão a ser investigados pelas autoridades holandesas.
17h15 - As primeiras vacinas contra o novo coronavírus deverão manter pelo menos alguma eficácia contra a nova variante mais contagiosa oriunda do Reino Unido, que ainda não foi encontrada em Portugal, afirmou hoje a Direção-Geral de Saúde (DGS).
17h12 - O surto de Covid-19 no Lar Vida Maior, na Maceira, no concelho de Torres Vedras, subiu de 24 para 40 infetados, disse hoje fonte oficial deste município do distrito de Lisboa.
17h10 - Grupos terroristas internacionais aproveitaram a pandemia de Covid-19 para aumentarem a sua influência, de acordo com um relatório da Interpol, hoje divulgado, que analisa tendências e riscos potenciais emergentes.
17h08 - O cancelamento de voos na União Europeia (UE) devido a novas regras de contenção das variantes do SARS-CoV-2, está a afetar portugueses na África do Sul, disse hoje à Lusa fonte do setor.
16h55 - O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci considerou hoje que se deve assumir que a nova variante do coronavírus, mais contagiosa, já está nos Estados Unidos.
"Quando se dá o nível de contágio que ocorreu no Reino Unido, deve-se presumir que já está aqui, embora não sendo a variante dominante, não ficaria surpreendido que já cá estivesse", indicou.
16h46 -A proteção civil italiana referiu esta terça-feira que morreram 628 pessoas no último dia devido à Covid-19. Com este número, Itália está perto de superar a marca das 70 mil mortes desde o início da pandemia - totaliza agora 69.842. Foram identificados 13.318 novas infeções em 24 horas, o que aumentou o número acumulado de casos confirmados para 1.977.370.
#COVID19 - La situazione in Italia al 22 dicembre: https://t.co/8ciMmO9yfx pic.twitter.com/eeGQJyY2QT
— Ministero della Salute (@MinisteroSalute) December 22, 2020
16h27 -O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou que foram diagnosticados 36.804 novos casos de Covid-19 e morreram 691 pessoas nas últimas 24 horas.No total, o Reino Unido soma 2.110.314 casos de contágio e 68.307 mortes.
16h12 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, regressou hoje às conferências de imprensa sobre a evolução da pandemia, depois de cerca de três semanas de ausência devido à Covid-19, revelando ter tido cura clínica e sem fazer novo teste.
"Todos temos de tomar precauções, ser cuidadosos, observar uma série de regras e mesmo assim não há risco zero", frisou Graça Freitas.
15h58 - António Costa afirmou hoje através do Twitter que continua bem e "sem sintomas". O primeiro-ministro sublinhou que ia presidir ao Conselho de Ministros a partir de São Bento, por videoconferência.
Em dia de Conselho de Ministros, presido ao mesmo, a partir de São Bento, por videoconferência. Há quase uma semana a trabalhar em isolamento profilático, seguindo as recomendações da autoridade de saúde, continuo bem e sem sintomas. pic.twitter.com/g4WDDkgFMU
— António Costa (@antoniocostapm) December 22, 2020
15h39 - As autoridades de saúde suecas registaram 22.439 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando o total para 289.439, e ainda 174 mortes, elevando os óbitos para 8.167.
Leia Também: AO MINUTO: Portugal com menor n.º de casos ativos desde 5 de novembro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com