De acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Ministério da Saúde britânico, o Reino Unido registou 41.385 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no último dia. O maior aumento diário registado no país desde o início da pandemia.
Foram também notificadas 357 mortes no último dia.
Desde o início da pandemia no país, 2.329.730 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, das quais 71.109 morreram.
O número mais alto de contágios diários desde o início da crise pandémica tinha sido registado no país em 23 de dezembro: 39.237 casos.
Os números de hoje ainda não incluem os dados da Escócia e da Irlanda do Norte, que só deverão fornecer informações atualizadas na terça-feira.
"Apesar dos níveis sem precedentes de infeções, há esperança no horizonte", afirmou a diretora médica da Direção-Geral da Saúde de Inglaterra, Yvonne Doyle, numa clara referência ao programa de vacinação iniciado este mês no Reino Unido.
A representante pediu à população para que ajude a conter a propagação do vírus, porque "os hospitais estão (neste momento) mais vulneráveis, com os novos internamentos a aumentarem em todas as regiões".
É o caso dos hospitais na região sudeste de Inglaterra que estão a enfrentar uma crescente pressão por causa do significativo aumento de novas infeções.
Por exemplo, os serviços de ambulâncias nesta região, onde uma nova variante do SARS-Cov-2 foi identificada, estão a receber cerca de 8.000 chamadas de emergência por dia, níveis que não eram registados desde a primeira vaga de casos de Covid-19, em abril passado.
Perante o aumento de novos casos, os hospitais britânicos estão a cancelar os procedimentos médicos não urgentes e estão a tentar encontrar soluções para conseguir acomodar mais doentes com Covid-19, segundo relatou hoje a agência Associated Press (AP).
Os últimos números disponíveis indicavam que até ao passado dia 22 de dezembro estavam 21.286 pessoas hospitalizadas por Covid-19 no Reino Unido, mas é expectável que este número tenha aumentado nos últimos dias.
[Notícia atualizada às 19h50]