Vários gorilas do San Diego Zoo Safari Park testaram positivo para o coronavírus, refere a Associated Press. Estes são os primeiros casos conhecidos entre grandes primatas nos Estados Unidos e, possivelmente, no mundo.
A diretora executiva do parque, Lisa Peterson, disse esta segunda-feira à AP que oito gorilas que vivem juntos no parque contraíram o SARS-CoV-2 e vários têm estado a tossir.
Peterson garantiu que os animais “estão bem”.
Os gorilas terão sido infetados por um membro da equipa do parque de vida selvagem que testou positivo ao coronavírus, mas que tem estado assintomático. O San Diego Safari Park esclareceu que este membro da sua equipa usou sempre máscara quando esteve perto dos gorilas.
Os veterinários estão a monitorizar os gorilas, que vão permanecer no seu habitat no parque. Os primatas não estão a receber um tratamento específico para o vírus, mas estão a dar-lhes vitaminas.
Os especialistas em vida selvagem já tinham transmitido a sua preocupação relativamente à possibilidade dos gorilas serem infetados com o coronavírus. Os gorilas, que são uma espécie em risco de extinção, partilham 98,4% do ADN com os humanos e são animais predominantemente sociais.
O San Diego Zoo Safari Park está encerrado ao público desde o dia 6 de dezembro do ano passado devido às medidas restritivas impostas no estado da Califórnia.
Leia Também: AO MINUTO: Marcelo testa positivo. Brasil reporta 25 mil novos casos