Depois de quatro anos da presidência controversa de Donald Trump, que contribuiu para aprofundar as divisões entre o povo norte-americano, há uma nova luz em Washington DC e na Casa Branca.
“Um novo dia na América”, como Joe Biden afirmou no Twitter, poucas horas antes de tomar posse como o 46º presidente dos Estados Unidos.
Kamala Harris também entrou para a história como a primeira mulher negra e asiática a assumir o cargo de vice-presidente.
Numa cerimónia de inauguração diferente do habitual, por força das circunstância que os Estados Unidos estão a viver – a pandemia de coronavírus mas também os receios em termos de segurança após a invasão do Capitólio.
Também foi diferente porque Donald Trump rompeu com a tradição e não esteve presente na cerimónia de inauguração, assinalando a turbulenta transição de poder na Casa Branca.
No seu primeiro discurso depois de prestar juramento como presidente, Joe Biden apelou à união do povo americano e realçou que a “democracia prevaleceu”.
De seguida, cumpriu algumas das tradições do dia da tomada de posse, com particular destaque para a homenagem no Túmulo do Soldado Desconhecido, no Cemitério Nacional de Arlington.
Rumou depois à Casa Branca, onde não tardou a deitar mãos à obra, assinado 17 ordens executivas, nove das quais revertem políticas de Donald Trump. Entre as ordens assinadas por Biden, de sublinhar o uso obrigatório de máscara em propriedades federais e o regresso dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, que visa dar uma resposta global às alterações climáticas.
Pode ver algumas das imagens que marcaram o dia na galeria acima.
Leia Também: AO MINUTO: Biden assina ordens executivas para reverter agenda de Trump