O Presidente da República falou ontem ao país, após a Assembleia da República aprovar o decreto presidencial que prolonga o Estado de Emergência até dia 14 de fevereiro.
Durante o discurso, Marcelo Rebelo de Sousa salientou que "vivemos o período mais difícil da pandemia" e apelou aos portugueses que sejam "mais rigorosos, mais firmes" e que fiquem em casa porque "só assim será efetivamente viável testar a tempo e diminuir a disseminação do vírus". "É preciso agir depressa e drasticamente", enfatizou o Chefe de Estado, fazendo ainda sobressair: "Joga-se tudo nas próximas semanas, até março, inclusive".
Antes do Presidente da República, já o Governo tinha anunciado, após reunião de Conselho de Ministros, um conjunto de novas medidas - que limitam deslocações e recuperam o ensino à distância, entre outras - que pode consultar aqui.
Com o fim de semana à porta, vale a pena recordar ainda que é proibido circular entre concelhos das 20h00 desta sexta-feira até às 05h00 de segunda-feira.
Esta sexta-feira, Portugal registou mais 278 mortes e 13.200 casos de Covid-19.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
16h00 - Este registo termina aqui, mas poderá continuar a acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus neste link.
15h20 - Agência europeia dá "luz verde" a vacina da AstraZeneca. É a terceira farmacêutica a receber o parecer científico para a utilização na Europa.
EMA has just recommended granting a conditional marketing authorisation for the #COVID19vaccine AstraZeneca to prevent #COVID19 in people from 18 years of age. Read our press release: https://t.co/YDbOvZEMUN pic.twitter.com/Sbj6TdlGTW
— EU Medicines Agency (@EMA_News) January 29, 2021
14h58 - Depois de ter testado positivo para o novo coronavírus, Jorge Jesus encontra-se "abatido", disse o amigo do treinador e antigo dirigente do Estrela da Amadora, Júlio António, em entrevista à Rádio Renascença.
14h52 - O responsável dos Centros de Orientação de Doentes Urgente (CODU) do INEM esclareceu que só desde hoje, depois da autorização da Administração Regional de Saúde, os doentes podem ser encaminhados pelo instituto para os cuidados de saúde primários.
14h33 - A diretora da urgência central do Hospital de Santa Maria indica que, face ao constante aumento de novos casos de Covid-19, a urgência Covid "está sobrelotada de há alguns dias a esta parte".
De acordo com Anabela Oliveira, a unidade hospitalar vive um "momento inimaginável, com dezenas de ambulâncias em espera".
14h10 - Portugal registou, nas últimas 24h mais 278 mortes e 13.200 casos de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 29 de janeiro, o número de internados nos Cuidados Intensivos é muito preocupante. Ora veja:
- 278 mortes em 24 horas (11.886 no total)
- 13.200 novos casos (698.583 no total)
- 181.811 casos ativos
- 11.187 pessoas recuperaram da doença desde ontem (504.886 no total)
- 6.627 internados, 806 em unidades de Cuidados Intensivos
14h02 - A SIC Notícias acaba de anunciar que a ARS de Lisboa e Vale do Tejo aceitou ajuda da Região Autónoma da Madeira e vai transferir três doentes, em estado crítico, que se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos, para o Hospital Nélio Mendonça.
De acordo com o canal de televisão, os doentes vão seguir rumo ao arquipélago nas próximas horas, a bordo de um avião da Força Aérea Portuguesa, totalmente equipados com os meios necessários para este transporte, que inclui equipas médicas e de enfermagem.
Os doentes farão a viagem sedados.
14h00 - As viagens para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são uma das exceções à medida que proíbe as deslocações para fora do território continental, de acordo com o decreto-lei hoje publicado em Diário da Republica.
13h59 - O Governo dos Açores anunciou hoje a aquisição de 4.000 computadores e mil laptops, o que vai "mais do que duplicar" os meios disponíveis para os alunos fazerem face às necessidades no acesso ao ensino à distância.
13h52 - A PSP deteve três homens que jogavam cartas a dinheiro num estabelecimento de restauração de Vila Nova de Gaia, a funcionar em violação das regras de confinamento associadas à Covid-19, indicou hoje fonte policial.
13h48 - Teletrabalho, máscaras e confinamento aumentam cirurgias estéticas. Uma reportagem da agência Lusa conta, recorrendo a testemunhos na primeira pessoa, que o teletrabalho, com reuniões virtuais a evidenciar rugas, a máscara a destacar pálpebras descaídas, tempos longos ao espelho a ver imperfeições ou sonhos escondidos são algumas das razões do aumento de cirurgias estéticas durante a pandemia, revelam especialistas.
13h40 - Açores soma 62 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, o arquipélago soma 2.951 recuperados, 25 óbitos e 3.588 infetados.
13h39 - A PSP multou cinco clientes e o proprietário de um restaurante em Espinho, no distrito de Aveiro, por violaram as regras do estado de emergência em vigor, informou hoje aquela força policial.
13h35 - Os hospitais da região Centro registaram quinta-feira mais altas médicas do que internamentos, embora o número de internados seja muito elevado, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
13h34 - Uma equipa de cuidadores foi contratada para auxiliar o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, no distrito de Beja, onde foi identificado um surto de covid-19 com 32 utentes e 10 funcionários infetados.
13h30 - A Hungria tornou-se hoje o primeiro país da União Europeia a aprovar a vacina do laboratório chinês Sinopharm, na qual o primeiro-ministro Viktor Orban deposita "grande confiança".
13h26 - A farmacêutica Johnson & Johnson anunciou hoje que a vacina, de uma única dose, que desenvolveu contra a Covid-19 tem uma eficácia de 72% na prevenção da doença, de acordo com um ensaio clínico realizado nos Estados Unidos. Contudo, num outro ensaio, realizado em três continentes e com outras variantes do novo vírus, a eficácia desta vacina desceu para 66%.
13h22 - Um programa de apoio financeiro para empresas e empresários vai ser implementado no concelho de Vidigueira (Beja) pela câmara municipal, num investimento global de 100 mil euros, para combater efeitos económicos negativos da pandemia de Covid-19.
13h13 - Já está a ser realizada uma pré-triagem pelos profissionais de saúde aos doentes que se encontram no interior da ambulâncias, que fazem filas à porta do Hospital de Santa Maria devido à falta de vagas dentro do hospital.
De acordo com a SIC Notícias, já estão também montadas as tendas de pré-triagem nas imediações da unidade de saúde da capital. Encontram-se à espera de internamento mais de 50 doentes.
13h00 -Rodney e Ekaterina Baker, um casal canadiano multimilionário, poderá ser condenado a prisão efetiva após ambos terem recebido a vacina contra a Covid-19, passando à frente de pessoas indígenas, na localidade de Yukon, no Canadá.
12h50 - A GNR deteve seis pessoas, por incumprimento das medidas de confinamento obrigatório definidas pelo Estado de Emergência devido à pandemia por Covid-19, e emitiu 658 autos de contraordenação, entre o dia 23 e quinta-feira.
12h47 - O Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje que apenas deve ser dada prioridade ao presidente da Assembleia da República na vacinação contra a Covid-19 e recusa que sejam vacinados os seus deputados.
12h45 - Centro Hospitalar de Lisboa Norte agradece a "bombeiros e tripulantes de ambulâncias" no Facebook.
12h31 - A Associação de Medicina Geral e Familiar apelou hoje aos utentes para recorrerem sempre primeiro aos cuidados de saúde primários e ao SNS24, seja qual for o sintoma, sublinhando que essa deve ser a porta de entrada no SNS.
12h28 - Uma mulher foi multada em 10 mil libras (mais de 11 mil euros) por ter violado as regras de confinamento do Reino Unido e ter organizado uma cerimónia, após o funeral do cunhado, com 35 pessoas.
12h24 - O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu hoje que as farmacêuticas que não estão a cumprir as encomendas das vacinas contra a Covid-19 devem ser "forçadas a cumprir os contratos que assinaram" com a Comissão Europeia.
12h20 - Tal como tinha sido anunciado, foi publicado na manhã desta sexta-feira o contrato firmado com entre a União Europeia e a AstraZeneca para a aquisição de vacinas contra a Covid-19.
O contrato refere que "se a AstraZeneca não conseguir concretizar a sua intenção de fabricar as doses europeias iniciais e/ou as doses opcionais ao abrigo deste acordo na UE, a Comissão ou os Estados-membros participantes podem apresentar à AstraZeneca organizações de fabrico por encomenda dentro da UE capazes de fabricar as doses da vacina".
Nesse caso, "a AstraZeneca utilizará os seus melhores esforços razoáveis para celebrar contratos com essas organizações de fabrico por encomenda propostas para aumentar a capacidade de fabrico disponível dentro da UE", comprometendo-se as partes a uma "solução mutuamente aceitável", lê-se ainda no documento.
A transparência é importante para ajudar a construir a confiança dos cidadãos europeus na segurança das vacinas adquiridas a nível da UE.
— CEemPortugal (@CE_PTrep) January 29, 2021
Após o nosso pedido,a empresa farmacêutica AstraZeneca concordou em publicar o contrato assinado connosco a 27/08/2020 https://t.co/4lgVN4rC0f pic.twitter.com/EDxER04M7d
12h18 - Os utentes do Metropolitano de Lisboa estão satisfeitos com as medidas de higienização em tempos de pandemia, mas pedem uma maior frequência de comboios e a redução do tempo de espera.
12h14 - Os médicos formados no estrangeiro a serem contratados para unidades do Serviço Nacional de Saúde têm de comprovar a aprovação no exame escrito, exigido para o reconhecimento do grau, segundo o decreto que regulamenta o novo estado de emergência.
12h12 - Itália. O comissário nomeado pelo Governo italiano para gerir a pandemia de Covid-19 denunciou hoje que foram recebidas menos 300 mil vacinas do que o acordado e alertou que a farmacêutica Moderna também prevê um corte nas entregas.
11h48 - As cidades chinesas de Pequim e Tsingtao estão a exigir provas anais de Covid-19 às pessoas que cheguem do estrangeiro, noticia hoje a imprensa oficial da República Popular da China.
11h42 - A média de novos casos diários de Covid-19 na última semana foi mais do dobro do que se verificou em Portugal no início da pandemia, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
11h37 - Cinco pacientes com Covid-19 morreram, esta sexta-feira, durante um incêndio num hospital de Bucareste, na capital da Roménia. De acordo com a Reuters, outros 102 utentes tiveram de ser transferidos de hospital. Este é o segundo fogo mortal num hospital da Roménia em apenas três meses.
11h26 - Os militares de Grândola perceberam, durante uma ação de policiamento para a verificação do dever de confinamento obrigatório, que um homem infetado com o vírus não estava em casa. O suspeito acabou por ser encontrado mais tarde no exterior.
11h21 - Uma enfermeira brasileira foi afastada, esta quinta-feira, dia 28 de janeiro, do serviço do hospital onde trabalha, em Maceió, por não ter administrado corretamente uma dose de vacina contra a Covid-19 a uma idosa de 97 anos.
11h19 - Conselho DGS. As autoridades de saúde recordaram, esta sexta-feira, nas redes sociais, os cuidados a ter se estiver em isolamento.
Muito resumidamente, é obrigatório que permaneça em casa, não deve partilhar itens com os restantes moradores, deve ficar numa divisão própria e evitar contacto com outros espaços comuns e não pode receber visitas.
Além disso, caso seja necessário, deve ligar sempre ao médico antes de se dirigir a qualquer unidade hospitalar, deve usar máscara (sempre que sair do quarto), monitorizar os sintomas, lavar as mãos frequentemente, tapar com o braço a boca e o nariz quando espirra ou tosse e colocar os resíduos produzidos num saco de plástico diferente dos outros, enchê-lo apenas até a 2/3 e fechá-lo bem.
Lembre-se: "Ao respeitar as medidas de proteção está a proteger aqueles que estão à sua volta. Cuide de si, cuide de todos!"
11h12 - Rui Passadouro, médico da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, num território com 260 mil habitantes, explicou, esta sexta-feira à rádio TSF, que o número de infeções "é elevadíssimo" e chega a superar, em alguns dias, 300 novos casos.
Sobre os rastreios dos contactos de risco, o profissional de saúde admitiu que "cada caso tem três ou quatro contactos, e é por baixo, isto dá 1.200 contactos por dia".
11h06 - O grupo parlamentar do PSD requereu hoje ao Governo que a Direção-Geral da Saúde (DGS) inclua no seu boletim diário dados sobre o processo de vacinação contra a Covid-19, exigindo transparência e mais informação aos cidadãos.
11h00 - Os pedidos de ajuda à Cáritas Arquidiocesana de Braga "mais do que duplicaram" com a pandemia, em boa parte por causa dos novos desempregados, muitos dos quais se viram "completamente desprotegidos, de um momento para o outro".
10h59 - A morte, hoje, de mais um utente do Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, aumentou para 14 o número total de óbitos associados à covid-19 e outros seis idosos permanecem hospitalizados, disse o presidente da Câmara.
10h58 - O Diretor da Sociedade Portuguesa de Virologia disse na Rádio Renascença que Portugal só vai respirar de alívio em março e salientou que é importante que os portugueses tenham "muita paciência".
"Ainda não chegámos ao pico. O nosso caso, ainda por cima, é dos mais graves e, portanto, vamos ter de ter paciência. Provavelmente, ainda vamos ver maior número de casos nos próximos dias, o que é assustador para a população que vai pensar: ‘estamos a fazer tudo isto e não adianta?’ Tem que se dizer de uma forma clara que vamos ter de esperar mais duas ou três semanas para começarmos a ver resultados mais palpáveis", explicou.
Durante a mesma entrevista, Paulo Paixão considerou ainda que se deve usar máscaras cirúrgicas, mas sublinha que há algumas comunitárias com nível idêntico de proteção. Feitas em casa é que “efetivamente agora já não podem ser utilizadas".
10h41 - O Município de Faro está a garantir desde o início da semana refeições em regime de 'take away' e vales alimentares a alunos carenciados do concelho, informou hoje a autarquia.
10h39 - Hungria. O primeiro-ministro húngaro anunciou hoje a conclusão iminente de um contrato com o laboratório chinês Sinopharm para vacinas contra o Covid-19, afirmando que opta pelo composto da China porque lhe transmite "mais confiança".
10h35 - A União Europeia tenciona publicar hoje o contrato firmado com a AstraZeneca para a aquisição de vacinas contra a covid-19, que o laboratório britânico diz não estar em condições de cumprir, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
10h29 - A vacina para a Covid-19 da Pfizer/BioNTech não está ligada a qualquer morte pós-inoculação notificada nem apresenta risco particular para idosos, divulgou hoje a Agência Europeia para o Medicamento (EMA, na sigla inglesa).
Just published: The first safety update on a #COVID19vaccine is now available. It concludes that safety data collected on Comirnaty so far is consistent with the known safety profile of the vaccine, and no new #SideEffects were identified.
— EU Medicines Agency (@EMA_News) January 29, 2021
Read more: https://t.co/a8pyvZCEZJ pic.twitter.com/mfU8ZdtRPG
10h27 - A China exportou cerca de 220 mil milhões de máscaras cirúrgicas, no ano passado, disse hoje o Ministério do Comércio, face à forte procura mundial por produtos médicos para lidar com a pandemia da Covid-19.
10h13 - A Alemanha espera que a vacina produzida pela AstraZeneca seja hoje aprovada pela União Europeia, mas "com restrições", disse o ministro alemão da Saúde.
10h00 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) agradeceu, esta sexta-feira, nas redes sociais "a disponibilidade dos polícias na situação de pré-aposentação que se têm voluntariado para mobilização e prestação de serviço efetivo".
"A vossa experiência poderá fazer a diferença. A todos muito obrigado", lê-se na página de Facebook da instituição.
09h43 - Em 2020, um ano particularmente marcado pela crise gerada pela pandemia, a procura por carros de luxo cresceu 5,7% em Portugal, de acordo com dados divulgados pelo Standvirtual. A liderar a procura está a marca Porsche, que "domina por completo o top 3".
09h40 - As autoridades holandesas detiveram pelo menos mais 24 pessoas nas últimas 24 horas por envolvimento nos distúrbios dos últimos dias em várias cidades da Holanda enquanto se verifica uma intensificação da vigilância nas ruas e na internet.
09h31 - África registou nas últimas 24 horas mais 1.056 mortes por covid-19 para um total de 88.993 óbitos, e 20.930 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.
09h29 - Oito mulheres foram apanhadas, pelas câmaras de videovigilância de um salão de cabeleireiro que estava a funcionar ilegalmente no País de Gales, a fugir da polícia, durante o confinamento obrigatório decretado no âmbito da pandemia da Covid-19. Assista ao aqui
09h01 - As limitações às viagens entre Portugal, Brasil ou Reino Unido causam apreensão nos agentes de futebol perante o fecho da janela de transferências na segunda-feira, mas a crise económica será o principal motivo para a diminuição dos negócios.
08h52 - No Dia Mundial do Puzzle, a PSP recordou que a peça mais importante somos nós. "Cuidar de si é cuidar dos outros", por isso já sabe, "para controlar a pandemia é essencial cumprir as regras e ficar em casa. Proteja-se a si e proteja os outros".
08h49 - Uma equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS) visitou hoje o hospital onde a China diz que os primeiros pacientes com Covid-19 foram tratados, há mais de um ano, na cidade chinesa de Wuhan.
08h33 -A Agência Europeia do Medicamento (EMA) reúne-se hoje para decidir sobre a aprovação para distribuição na União Europeia da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica britânico-sueca AstraZeneca em colaboração com a universidade de Oxford.
08h20 - A gerente de um cabeleireiro de Braga decidiu processar o Estado, considerando que não há igualdade no âmbito das restrições impostas para controlar a pandemia. Vânia Oliveira sentiu "revolta" quando viu uma "figura pública a receber tratamentos de cabeleireiro".
08h15 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, um total de 14.022 casos (um aumento de 0,64%) e 839 mortes (uma variação de 1,53%) relacionadas com a Covid-19. Os dados foram revelados esta sexta-feira pelo Instituto Robert Koch.
08h07 - A lista de fatores de risco da Covid-19 continua a aumentar e o membro mais recente é a esquizofrenia. Estes são os resultados de um estudo liderado por investigadores da Escola de Medicina Grossman, da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
08h04 - A proibição de circulação entre concelhos volta a aplicar-se entre as 20h00 de hoje e as 05h00 de segunda-feira no território continental, com algumas exceções previstas, no âmbito das medidas de combate à pandemia.
08h00 - O Governo aprovou em Conselho de Ministros um conjunto de medidas de regulamentação do novo período de Estado de Emergência, que vai vigorar até 14 de fevereiro, que limitam deslocações e recuperam o ensino à distância, entre outras. Fique a par delas aqui
07h51 - Os Estados Unidos registaram 3.949 mortes causadas pela covid-19 e 155.794 casos nas últimas 24 horas, indicou a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
07h46 - As viagens durante o feriado do Ano Novo Lunar na China foram reduzidas a uma fração do que é habitual, depois de o Governo ter pedido aos cidadãos que não regressem às respetivas terras natais.
07h42 - A Índia registou 163 mortes por covid-19 e 18.855 casos nas últimas 24 horas, o valor mais alto de infeções esta semana, de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde indiano.
07h36 - Pelo menos 126 funcionários da Segurança Social de Setúbal foram vacinados contra a Covid-19, quando o fármaco deveria ter sido administrado apenas a utentes de lares e todos aqueles que trabalham diretamente nas instituições, avança a SIC Notícias.
07h21 - A Covid-19 pode alterar a qualidade dos espermatozoides em homens que contraíram a doença, dá conta uma análise desenvolvida pela Universidade de GieBen, na Alemanha, mas este trabalho ainda terá de ser corroborado por outro.
07h17 - O México registou 1.506 mortos devido à covid-19 e 18.670 casos nas últimas 24 horas, disseram na quinta-feira as autoridades mexicanas.
07h14 - A Comissão de Saúde da China informou hoje que foram diagnosticados 52 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 36 por contágio local.
07h11 - Os imigrantes ilegais nos Estados Unidos serão incluídos no plano de vacinação para a Covid-19 no país, afirmou a porta-voz da Casa Branca.
07h07 - Os ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19 da Novavax mostraram uma eficácia de 89,3%, declarou hoje a empresa de biotecnologia norte-americana num comunicado, que divulgou os resultados dos testes de fase 3.
07h05 - Lisboa acorda após mais uma noite com dezenas de ambulâncias junto ao Hospital de Santa Maria, em fila de espera durante horas, para que os doentes possam entrar. De acordo com a SIC Notícias chegaram a estar mais de 40 ambulâncias à porta da unidade hospitalar em questão. A administração do Santa Maria já anunciou que, a partir desta sexta-feira vai haver uma equipa de Proteção Civil e do INEM que irá fazer uma pré-triagem dos doentes que estão nas ambulâncias à espera para entrar nas urgências e que os doentes não-urgentes serão encaminhados para centros de saúde.
07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo onde pode acompanhar todas as incidências acerca do novo coronavírus. Para recordar as atualizações da tarde de ontem, clique aqui.
Leia Também: AO MINUTO: Vacinação é "porta de esperança". Jorge Jesus está infetado