Queda de glaciar provoca inundação de barragem. Dezenas de desaparecidos

Número de mortos pode chegar a 150, segundo a agência Reuters. Os responsáveis pela barragem em construção no rio Rishiganga "não conseguiram contactar os cerca de 150 trabalhadores na obra".

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Notícias ao Minuto
07/02/2021 11:38 ‧ 07/02/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Índia

Pelo menos três pessoas morreram e 150 estão desaparecidas, no norte da Índia, na sequência de uma avalanche de água e lama provocada pelo colapso de um glaciar dos Himalaias. O desastre ocorreu no início da manhã no distrito de Chamoli, no Estado de Uttarakhand.

A enxurrada provocada pelo degelo do glaciar destruiu uma barragem em construção. A água da represa transbordou e atingiu várias vilas ao seu redor. Segundo a imprensa internacional, há mais de uma centena de vítimas mortais.

Imagens do momento mostram a força com que a água se movimenta, deixando o rastro de destruição por onde passa.

A Índia colocou várias regiões em alerta máximo depois do incidente. As pessoas foram retiradas de casa devido ao aumento do nível da água no rio que é alimentado pelo glaciar.

O presidente do país, Ram Nath Kovind, já reagiu através das redes sociais, dizendo-se "profundamente preocupado com o colapso do glaciar". "Rezo pela segurança das pessoas. Estou confiante que as operações de busca e resgate no local estão a progredir bem".

Esta região montanhosa já sofreu enchentes, deslizamentos de terra e o colapso de edifícios em junho de 2013.

Essa tragédia causou cerca de 7.000 mortes ou desaparecidos, muitos deles peregrinos hindus que se deslocaram a Uttarakhand para visitar alguns dos lugares mais importantes para a religião, e onde também nasce o sagrado rio Ganges.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas