Bruxelas prevê chegar a acordo ainda esta semana ou na próxima para a compra da vacina Novavax, avança a Reuters.
Em dezembro já se havia realizado negociações preliminares para a reserva de 100 milhões de doses desta vacina, com a opção de adquirir posteriormente mais 100 milhões.
"As conversações intensificaram-se e a vontade é a de encerrar este assunto esta ou na próxima semana", asseguram fontes próximas ao processo.
Os ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19 da Novavax mostraram uma eficácia de 89,3%, declarou a empresa de biotecnologia norte-americana num comunicado, que divulgou os resultados dos testes de fase 3, no final de janeiro.
Dias depois a Comissão Europeia revelava que ia investir 416 milhões de euros para aquisição das vacinas contra o SARS-CoV-2 da Valneva e da Novavax. Se se chegar a acordo com esta última, este será o sétimo a ser selado pela UE com fabricantes de vacinas para o fornecimento de doses contra a Covid-19. Bruxelas já chegou a acordo a AstraZeneca, Johnson & Johnson, Pfizer-BioNTech, CureVac, Moderna e Sanofi-GSK para um total de cerca de 2,3 mil milhões de doses.
Depois de uma semana de disputas com a AstraZeneca, por causa dos atrasos desta farmacêutica na distribuição da vacina à UE no primeiro trimestre deste ano, a diretora-geral da Saúde do executivo comunitário, Sandra Gallina, defendeu o sistema colocado em marcha pela Comissão Europeia para reservar fármacos de vários laboratórios, antes de saber quais teriam maior eficácia contra o novo coronavírus.
Leia Também: AO MINUTO: Marcelo fala ao país às 20h; Queixa contra bastonária