A mulher de Joaquín Guzmán Loera, mais conhecido como 'El Chapo', foi detida esta segunda-feira nos Estados Unidos, avança o The New York Times. Emma Coronel Aispuro foi acusada pelas autoridades norte-americanas de ajudar o marido a gerir o seu império de droga, avaliado em milhares de milhões de dólares, e de conspirar para o ajudar a fugir da prisão após a sua captura em 2014.
Emma Coronel Aispuro, que tem nacionalidade mexicana e norte-americana, foi detida no aeroporto internacional Dulles, perto de Washington.
Já estava a ser investigada pelas autoridades federais há pelo menos dois anos por ser cúmplice de 'El Chapo'.
Os documentos apresentados no tribunal referem que Emma Coronel Aispuro transmitia mensagens a 'El Chapo' que o ajudaram a fazer carregamentos de droga entre 2012 e 2014 e a evitar ser capturado pelas autoridades mexicanas e norte-americanas.
A mulher de 'El Chapo' fará o seu primeiro interrogatório judicial por videoconferência esta terça-feira no tribunal do District of Columbia.
Em 2019, um tribunal de Brooklyn, nos Estados Unidos, condenou Joaquín Guzmán Loera a uma pena de prisão perpétua por transportar pelo menos 1.200 toneladas de cocaína para os Estados Unidos.
O cofundador do poderoso cartel de Sinaloa está a cumprir a sentença numa prisão de alta segurança no Colorado.
[Notícia atualizada às 23h57]
Leia Também: Devastados pela pandemia, Estados Unidos superam o meio milhão de mortes