Foram administradas vacinas experimentais contra a Covid-19 em vários primatas do Zoo de San Diego, na Califórnia (EUA).
Segundo a BBC, a vacina foi concebida especialmente para animais e a decisão de inocular os primatas surgiu após ter ocorrido um surto do novo coronavírus entre estes animais, naquele jardim zoológico.
A vacina desenvolvida pela farmacêutica Zoetis foi dada a quatro orangotangos e cinco bonobos, que já receberam as duas doses.
Em janeiro deste ano, o zoo registou os primeiros casos de Covid-19 em primatas no mundo. No total, oito gorilas foram infetados, e ainda estão a recuperar da doença.
Karen, o primeiro orangotango a ter passado por uma operação ao coração em 1994, foi um dos animais vacinados.
Segundo Nadine Lamberski, diretora do departamento de conservação do Zoo de San Diego, em declarações à National Geographic, até ao momento, os animais não apresentaram qualquer reação adversa à vacina e serão, brevemente, testados para se averiguar o sucesso da vacina.
O novo vírus já foi identificado em vários animais no mundo inteiro, tanto em animais domésticos como selvagens. Foram reportados contágios em tigres no Bronx Zoo, em Nova Iorque, e leões em Barcelona, por exemplo. Contudo, casos de Covid-19 em animais ainda são um fenómeno raro.
A farmacêutica Zoetis começou a desenvolver a vacina para gatos e cães em fevereiro do ano passado. A vacina foi considerada segura para estes animais domésticos em outubro de 2020 e está agora a ser testada noutros animais.
Leia Também: Marinha tailandesa resgata quatro gatos de navio em chamas