Palau rejeitou abordagem da China para cortar laços com Taiwan

O presidente do Estado insular de Palau, Surangel Whipps Jr., revelou que rejeitou uma abordagem da China para cortar laços diplomáticos com Taiwan, cuja soberania o Governo chinês reivindica.

Notícia

© iStock

Lusa
23/03/2021 06:47 ‧ 23/03/2021 por Lusa

Mundo

Surangel Whipps

 

Segundo Whipps, o contacto teve lugar no ano passado, depois de ter ganho as eleições presidenciais do Palau, um dos 4 aliados que restam a Taiwan na região Ásia-Pacífico, juntamente com as Ilhas Marshall, Nauru e Tuvalu.

"Disse-lhes - sabem, acredito que devemos ser livres de escolher quem são os nossos amigos. Valorizamos a relação que temos com Taiwan e ninguém deve dizer-nos que relações devem ser cortadas", disse à agência CNA o presidente do Estado insular, que na próxima semana irá visitar Taiwan. 

Desde 2001, a China conseguiu que 17 aliados diplomáticos de Taiwan deixassem de reconhecer a sua soberania, incluindo São Tomé e Príncipe.

Os mais recentes a virarem-se para Pequim foram as Ilhas Salomão e Kiribati, mas no caso de Palau a questão não se coloca, segundo o seu presidente.

"Palau tem tido a sorte de ser um forte parceiro de Taiwan e queremos continuar a fortalecer essa relação. Não há qualquer dúvida", adiantou Whipps.  

Leia Também: Taiwan suspende voos de caças F-5E após novo acidente fatal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas