Segundo fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, na reunião estará também presente o ministro da Saúde, Jens Spahn, bem como as autoridades sanitárias dos 16 estados federais, prevendo-se declarações no final.
A reunião foi convocada após as autoridades sanitárias da cidade-Estado de Berlim, bem como as de Munique e Brandeburgo, o Estado que circunda a capital germânica, terem anunciado a suspensão da vacina AstraZeneca para menores de 60 anos.
Segundo o jornal Augsburger Allgemeine, a Comissão Permanente de Vacinação recomendou que a vacina da AstraZeneca seja administrada apenas a partir dos 60 anos.
Dilek Kalayci, chefe da Saúde do governo regional de Berlim, justificou a decisão pela existência de novos dados sobre os efeitos colaterais do fármaco.
Um dos principais hospitais de Berlim, o Charité, anunciou em comunicado que, embora não tenha havido complicações depois da vacinação com a AstraZeneca, pretendem agir como precaução e aguardar as avaliações finais.
Decisão semelhante foi anunciada pelo grupo de clínicas Vivantes, onde foram vacinados com o soro da farmacêutica anglo-sueca "vários milhares" dos seus trabalhadores, segundo a imprensa local.
De acordo com o jornal local Tagesspiegel, o Hospital Charité emprega cerca de 19.000 pessoas, enquanto as clínicas Vivantes - que também administram residências para idosos - cerca de 17.000.
O Tagesspiegel indicou também que cerca de dois terços dos funcionários do Charité foram vacinados, 70% deles com a vacina AstraZeneca.
Segundo o semanário Der Spiegel, o Instituto Paul-Ehrlich, centro de referência em vacinação na Alemanha, divulgou ter detetado 31 casos de trombose em pessoas que receberam a vacina AstraZeneca, nove dos quais morreram.
Em 19 dos casos foi constatada deficiência de plaquetas no sangue e o instituto apontou que, dos falecidos, dois eram homens, com as idades de 36 e 57 anos.
O instituto acrescentou que todos os outros casos de trombose venosa sinusal envolvem mulheres com idades entre 20 e 63 anos.
De acordo com o Instituto Robert Koch (RKI) de virologia da Alemanha -- onde a vacinação com a AstraZeneca foi temporariamente suspensa e retomada em 19 deste mês -- cerca de 2,7 milhões de pessoas já receberam a vacina da AstraZeneca.
Na Alemanha, 3.877.914 pessoas receberam as duas doses de qualquer vacina contra a covid-19, 4,7% da população, e 9.001.925 (10,8%), pelo menos uma.
Nas últimas 24 horas, 123.170 pessoas na Alemanha receberam a primeira dose da vacina e outras 44.522, a segunda.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.792.586 mortos no mundo, resultantes de mais de 127 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Leia Também: Angela Merkel pede aos estados regionais restrições eficazes