Arranca esta segunda-feira a vacinação contra a Covid-19 para toda a população residente em França a partir dos 55 anos, anunciou o ministro da Saúde francês, Olivier Véran.
Para esta faixa etária vão ser administradas as vacinas da AstraZeneca e a dose única da Johnson & Johnson - que chegou hoje ao país, uma semana antes do previsto.
A convocação de toda a população com 55 ou mais anos para a vacina acontece numa altura em que a França tenta aumentar o ritmo da campanha de vacinação, após as críticas de que estava a ser demorada, e ganhar terreno face à disseminação da variante britânica do vírus.
Entretanto, França decidiu também prolongar o período entre a administração da primeira e da segunda dose das vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna.
Desde o início da pandemia foram infetadas em França, com o novo coronavírus, 4.980.501 pessoas, de acordo com as autoridades francesas.
O atual regime de semiconfinamento, alargado a todo o país no último fim de semana, deverá ser prolongado pelo menos até ao final de abril, para permitir que o desconfinamento possa começar a ser feito com mais garantias.
De acordo com a Direção-Geral da Saúde francesa, 10.809.209 pessoas receberam já a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 3.721.019 receberam as duas injeções, que lhes garantem imunidade.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.929.563 mortos no mundo, resultantes de mais de 135,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também: França regista 34.895 novas infeções e 178 mortes em 24 horas