AO MINUTO: "Mundo venceu vírus", indiciam dados; 400 mil óbitos no Brasil
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Getty Images
Mundo Coronavírus
O boletim epidemiológico divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 470 novos casos de Covid-19 e mais uma morte nas últimas 24 horas. No total, Portugal soma 836.033 contágios, 16.974 óbitos e 795.326 recuperados. Os casos ativos fixam-se em 23 mil.
Os internamentos prosseguem a tendência de descida.
António Costa vai fazer hoje um briefing sobre as decisões tomadas no Conselho de Ministros quanto à evolução do plano de desconfinamento, e relativamente aos concelhos que vão avançar (ou não) para a 4.ª e última fase do plano de desconfinamento.
Mas mais pode acontecer. Com o fim do Estado de Emergência às 23h59 de amanhã, podem 'cair' já este fim de semana as restrições ao limite de horário em restaurantes e cafés, e podem reabrir as fronteiras.
Emmanuel Macron anunciou hoje um plano de desconfinamento em quatro frases em França, que se vai prolongar até 30 de junho, com a reabertura progressiva dos museus, restaurantes e cafés, assim como o fim do recolher obrigatório.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
00h09 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt
00h07 - O Governo aprovou hoje uma resolução que define que o teletrabalho se mantém obrigatório em todos os concelhos do território continental até 16 de maio, tendo o seu prolongamento que ser objeto de resolução, segundo o Ministério do Trabalho.
00h01 - O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o Governo pediu aos técnicos um conjunto de regras para implementar depois de toda a população com mais de 60 anos estar vacinada, o que conta acontecer no final de maio.
23h23 - Há 27 concelhos que avançam no plano de desconfinamento, mas que ficam em situação de alerta. Saiba quais são.
22h46 - O Governo vai passar a fazer uma avaliação semanal, e não quinzenal, da situação epidemiológica dos concelhos do continente, para decidir mais rapidamente sobre o avanço ou o recuo dos municípios nos níveis de desconfinamento, anunciou hoje António Costa.
22h44 - O presidente da Câmara de Aljezur, no Algarve, manifestou-se hoje "surpreendido e descontente" com o confinamento decretado pelo Governo para o concelho e criticou a forma de avaliação dos casos prevista no desconfinamento.
"Quando começaram a aparecer os casos em Aljezur foi-nos permitido desconfinar e passámos 15 dias numa situação mais confortável em termos de desconfinamento, mas com os casos ativos. Agora recuamos quando temos menos casos, não faz sentido. É altura de se repensar a forma como estas avaliações são feitas", sublinhou José Gonçalves.
22h43 - O Governo decretou hoje a situação de calamidade a partir de sábado por causa da pandemia de Covid-19 ao fim de 173 dias consecutivos em Estado de Emergência, com onze renovações, desde 9 de novembro. Saiba o que prevê a situação de calamidade.
22h41 - O isolamento profilático passa a ser obrigatório para os passageiros oriundos da Índia que cheguem a Portugal, tal como já acontecia com os provenientes do Brasil, África do Sul e alguns países europeus, disse hoje o primeiro-ministro.
22h37 - O Brasil ultrapassou esta quinta-feira a marca dos 400 mil óbitos devido à Covid-19, após terem sido reportadas 3.001 mortes em 24 horas, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O Brasil é o segundo país no mundo com mais óbitos provocados pela doença, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, que somam 574 mil vítimas mortais.
Foram reportados 69.389 novos contágios, o que fez subir o número total de casos confirmados para 14.590.678.
#PainelConass Covid-19
— CONASS (@ConassOficial) April 29, 2021
Data: 29/04/2021, 18h
Casos
• 69.389 no último período.
• 14.590.678 acumulados.
Óbitos
• 3.001 no último período
• 401.186 óbitos acumulados.
Mais informações: https://t.co/ZjV7hqzyQ0
22h10 - O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo está seguro da conformidade constitucional das medidas que continuarão a restringir direitos e liberdades para combate à Covid-19, invocando as leis de Bases da Proteção Civil e de Saúde Pública.
"A Lei de Bases da Proteção Civil e a Lei de Saúde Pública dão a base jurídica suficiente para estas medidas que estamos a adotar. Para outras medidas não darão, mas, se forem necessárias, faremos um pedido ao Presidente da República para que tome a iniciativa de decretar novamente o Estado de Emergência", advertiu,
22h08 - A Índia tem registado nos últimos dias recordes mundiais de contágios do novo coronavírus e, face a um sistema de saúde sobrecarregado, as pessoas estão a tomar medidas desesperadas para tentar manter os familiares vivos.
22h06 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considerou hoje que a decisão de manter os restaurantes abertos até às 22h30 a partir de sábado vai dar "alento e esperança" ao setor "enormemente" afetado pela pandemia.
22h00 - Os museus, palácios e monumentos regressam aos horários habituais, a partir do próximo sábado, com o levantamento do Estado de Emergência, confirmaram os serviços do Ministério da Cultura, à agência Lusa.
21h59 - A generalidade dos estabelecimentos comerciais e os centros comerciais vão poder ficar abertos até às 19h aos fins de semana e feriados e o novo horário aplica-se já a partir deste sábado.
21h57 - O Governo confirmou hoje a retoma das modalidades desportivas de alto risco, bem como o regresso à competição dos escalões de formação a partir de sábado, na quarta fase de desconfinamento.
21h55 - A Argentina tenta evitar uma hecatombe nos hospitais devido à situação pandémica vivida no país, enquanto o Chile opta pelo desconfinamento gradual após uma quarentena rigorosa de um mês.
21h52 - O ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou hoje que os dados sobre a pandemia indiciam que o "mundo venceu este vírus" da Covid-19 e considerou que, em julho, haverá um excesso de vacinas na Europa.
Segundo o especialista em saúde pública, a pandemia está a "aproximar-se de uma fase de estabilização", com situações ainda muito difíceis na Índia e no Brasil, mas com indicadores favoráveis nos Estados Unidos, no Reino Unido, na China e nos países da União Europeia.
"Estes países representam cerca de um quarto da população mundial", adiantou Adalberto Campos Fernandes.
21h50 - A primeira fase do plano de vacinação contra a Covid-19 nos Açores está "praticamente concluída", faltando apenas doentes acamados e outros que ainda não foi possível contactar, revelou hoje o diretor regional da Saúde.
20h40 - Questionado sobre se o uso de máscara será para manter, António Costa assinalou que muito provavelmente deverá prolongar-se até ser atingida a imunidade de grupo, pelo menos.
20h37 - Entre as medidas que entram em vigor a 3 de maio, estão incluídas a prática de atividade física em grupo nos ginásios e o aumento da lotação nos casamentos e batizados para 50%.
20h20 - Costa sublinhou que 27 concelhos vão permanecer em situação de alerta. Há dois novos concelhos que vão recuar no desconfinamento: Aljezur e Resende. Foi decretado o cordão sanitário nas freguesias de Odemira - São Teotónio e Longueira/Almograve.
20h16 - O primeiro-ministro frisou que o país "manteve uma tendência positiva". António Costa anunciou que a última fase de desconfinamento vai começar no sábado em vez de começar segunda-feira. Também revelou que vai vigorar um novo regime para os setores da restauração, do comércio e da cultura, cujos horários de funcionamento vão ser alargados até às 22h30 já a partir deste fim de semana.
Vão abrir as fronteiras com Espanha.
19h55 - O governo irlandês divulgou hoje o próximo passo no plano de desconfinamento graças a uma melhoria da situação epidemiológica, autorizando a partir de meados de maio a reabertura de lojas não essenciais, museus e cabeleireiros.
19h48 - A reunião do Conselho de Ministros já terminou. Espera-se que António Costa fale em breve ao país sobre a evolução do plano de desconfinamento.
19h30 - As autoridades da Madeira diagnosticaram 18 novos casos de Covid-19 e mais 16 doentes recuperados nas últimas 24 horas na região, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
19h04 - As autoridades de saúde francesas referiram esta quinta-feira que foram detetados 26.538 casos de contaminação e morreram mais 321 pessoas no último dia. França totaliza 5.592.390 casos positivos de Covid-19 e 104.268 vítimas mortais. O país soma 338 mil pessoas recuperadas.
Os internamentos diminuíram pelo terceiro dia consecutivo.
18h30 - Os especialistas em saúde pública não conseguem especificar qual é o peso das variantes no novo surto da pandemia na Índia, uma vez que o país está a investigar mutações do genoma em apenas 0,06% da média de 300 mil casos de infeção diários.
De acordo com o Washington Post, a Índia surge em 102.ª posição no ranking de países que mais fazem sequenciamento genético do vírus. A Islândia (78,8% dos casos sequenciados), a Austrália (60,3%) e a Nova Zelândia (48,5%) ocupam as três primeiras posições, respetivamente.
"Não sabemos nada. Toda a gente está com os olhos postos lá e à espera de dados", indicou um epidemiologista de um instituto de Boston.
18h27 - Quase 140 milhões de doses de vacinas anticovid-19 foram já administradas na União Europeia, de mais de 162 milhões entregues, estando 22,4% da população adulta com a primeira dose tomada, divulgou hoje a Comissão Europeia.
Vaccination continues to progress steadily.
— European Commission 🇪🇺 (@EU_Commission) April 29, 2021
As of 29 April:
162.6 million vaccine doses have been delivered
137.4 million vaccine doses have been administered
22.4% of the EU population received at least one dose#SafeVaccines
18h17 - Espanha registou hoje 10.143 novos casos de Covid-19, elevando para 3.514.942 o total de infetados até agora, tendo o índice de contágios mantido o mesmo valor do dia anterior, segundo o Ministério da Saúde espanhol. Também foram notificadas mais 137 mortes atribuídas à pandemia, passando o total de óbitos para 78.080.
Actualización de datos de #COVID19https://t.co/oIXp761EAV
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) April 29, 2021
Infografías y otros materiales sobre el coronavirus:https://t.co/kyYeapDC2N
¡Protégete y protege a los demás!#QuedateEnCasa pic.twitter.com/LslvqKMEd6
17h33 - O ministro das Finanças, João Leão, disse hoje que os apoios às famílias e empresas no âmbito da pandemia de Covid-19 "vão ficar mais de duas vezes acima" do previsto no Orçamento do Estado para 2021.
17h31 - Os criadores da vacina russa Sputnik V ameaçaram processar por difamação a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do Brasil, que se recusou a aprovar o medicamento alegando que continha uma versão ativa de um vírus.
17h29 - A proteção civil italiana revelou esta quinta-feira que foram identificados 14.320 novos casos de infeção e morreram mais 288 pessoas em 24 horas. Com estes novos dados, Itália ultrapassou os quatro milhões de casos confirmados - acumula agora 4.009.208. O total de vítimas mortais subiu para 120.544. O número de recuperados é de 3.449.955.
#Covid19 - La situazione in Italia al 29 aprile: https://t.co/8ciMmO9yfx pic.twitter.com/wCgpS0HJYs
— Ministero della Salute (@MinisteroSalute) April 29, 2021
17h00 - A Índia anunciou hoje que receberá nos próximos dias medicamentos e equipamentos de oxigénio de mais de 40 países, no âmbito de um compromisso internacional para ajudar este país que enfrenta uma terrível segunda vaga de casos de Covid-19.
Portugal foi um dos países que se disponibilizou a enviar ajuda.
16h44 - A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, congratulou-se hoje com a decisão do Parlamento Europeu aprovar a proposta para a criação de um certificado de vacinação, mantendo a perspetiva de abertura das fronteiras em maio.
"Sabemos que, neste momento, existem muitas restrições à mobilidade na Europa devido à pandemia e entendemos que este certificado verde digital ajudará a que possamos viajar todos com uma maior tranquilidade e de uma forma mais ágil e expedita", defendeu Rita Marques, em declarações à agência Lusa.
16h42 - A Grécia vai participar na segunda fase dos ensaios clínicos do medicamento israelita Exo-CD24, que promete tratar doentes com sintomas agudos de Covid-19, anunciou hoje o governo helénico.
16h30 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta quinta-feira que foram diagnosticados 2.445 novas infeções por coronavírus e morreram mais 22 pessoas no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza 4.414.242 casos de contágio e 127.502 vítimas mortais.
Já foram administradas quase 50 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 no Reino Unido.
16h11 - A situação epidemiológica na ilha de São Miguel, nos Açores, está a "estabilizar", mas o número de internamentos por Covid-19 merece uma "atenção particular", defenderam hoje as autoridades de saúde regionais.
15h42 - As autoridades de saúde alemãs anunciaram hoje ter identificado no país vários casos da variante de Covid-19 inicialmente detetada na Índia, considerada em parte responsável por uma segunda vaga pandémica devastadora na Índia.
15h39 - O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, disse hoje estar "aliviado" com o fim do Estado de Emergência, que lhe retira a responsabilidade da execução das medidas decretadas, alertando que a "pandemia não acabou".
15h37 - A Associação Nacional de Discotecas (AND) considerou hoje ser já "o momento" para uma reabertura gradual dos espaços de diversão noturna e bares, fechados há mais de um ano devido à pandemia.
Leia Também: AO MINUTO: Internamentos continuam a descer por cá; Pandemia não terminou
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com