A Food and Drug Administration (FDA, nome em inglês) prepara-se para autorizar a utilização da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças entre os 12 e os 15 anos na próxima semana, avança o jornal New York Times.
A vacina da farmacêutica já é utilizada nos Estados Unidos, mas apenas em pessoas a partir dos 16 anos. O regulador norte-americano prepara-se agora para aprovar o seu uso a partir dos 12 anos de idade.
Recorde-se que o pedido da Pfizer e da BioNTech foi submetido à apreciação da FDA no início de abril, depois de os testes clínicos de fase 3 terem mostrado que o fármaco é seguro e 100% eficaz na proteção de crianças a partir dos 12 anos.
"A esperança é começar a vacinar essa faixa etária antes do início do próximo ano letivo", disse na altura o diretor executivo da Pfizer, Albert Bourla.
Na Europa, onde a vacina também só está autorizada para jovens e adultos a partir dos 16 anos, uma decisão de expandir o uso da vacina a camadas mais jovens só deverá chegar em junho.
Na semana passada, o diretor do laboratório alemão BioNTech explicou que, na Europa, o processo de envio dos dados de ensaios clínicos à Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) estava nas últimas etapas de submissão, acrescentando que a validação deverá demorar entre quatro a seis semanas.
Leia Também: AO MINUTO: Nova Iorque vai aliviar regras. Brasil acumula 408 mil mortes